Porte de arma será limitado nos Fóruns após incidente entre defensor e policial

20 dias após um investigador apontar arma de fogo para cabeça de um defensor público durante audiência no Fórum de Bela Vista, distante 324 km de Campo Grande, a Delegacia-Geral da Polícia Civil restringiu, em portaria publicada nesta segunda-feira (15), a posse de armamentos em unidades do Poder Judiciário em Mato Grosso do Sul.

O investigador, de 58 anos, foi preso e afastado compulsoriamente do cargo, na terça-feira (2), até a finalização do inquérito policial. Ele também teve arma e distintivo apreendidos. O caso aconteceu no final de março, durante audiência de pensão alimentícia na cidade fronteiriça.

Inconformado com o acordo exposto, o policial teria se exaltado, sacado um revólver calibre 38 e, em seguida, conforme relatado em ocorrência, ameaçado o defensor de morte e engatilhado a arma. O MP-MS informou que não há denúncia formal sobre o caso, por hora, e que as investigações seguem em segredo de justiça.

Agora, segundo determinação do delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas Lopes, o ingresso será permitido somente a agentes que não figurem como réus ou vítimas em processos de qualquer natureza, devendo apenas identificar-se e registrar-se junto às recepções dos prédios públicos.

Quando na condição de réu ou vítima, os agentes deverão acondicionar sua arma em cofre ou móvel disponibilizado na recepção, sob a responsabilidade de quem a recepcionar, até sua retirada, segundo a publicação.

Caso a recepção de Fóruns não ofereça local seguro para o armazenamento nem dispor de funcionário que se responsabilize, o diretor da unidade deverá ser contatado. Quando entregues a terceiros, a arma deverá ser desmuniciada. Escolta policial que demande utilização de armamento de maior porte, deverá ser comunicada previamente ao diretor da unidade judiciária.

› FONTE: https://www.midiamax.com.br/policia/2019/apos-investigador-ameacar-defensor-policia-civil-limita-porte-de-armas-em-foruns/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *