Aberto hoje, trailer de vacinação contra a gripe tem grande procura

No primeiro dia de funcionamento do trailer de vacinação contra a gripe, instalado na Praça Ary Coelho, a grande procura pela vacina foi dos idosos. Desde o início das aplicações, que começou hoje às 7h, centenas de pessoas já passaram pela unidade móvel. Conforme a prefeitura, a meta de imunização é de 219.615 pessoas.

O trailer funciona das 7h até às 16h45 sem parar para almoço e ficará na praça até o próximo sábado (4), dia D da campanha. E para quem for procurar pela vacina, também na praça, há dois standes com testes gratuitos de hepatite.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Mariah Barros, trabalham no trailer cerca de 8 funcionários e o grande fluxo de pessoas são idosos. “Ainda não temos um número exato, porque começou há algumas horas, mas o movimento está muito bom, esperamos esse fluxo até sábado”, disse.

O pedreiro Ramão Carlos, de 55 anos, que mora no Jardim Noroeste, estava fazendo compras na região central e aproveitou a oportunidade, porque a fila estava menor e o atendimento mais rápido. “A gripe está matando o povo, temos que nos prevenir contra essa doença”, contou.

Ao Correio do Estado, a aposentada Maria Jaime, 61 anos, disse que aproveitou o dia para pagar contas e quando ficou sabendo da vacinação não pensou duas vezes. “O atendimento aqui está mais rápido que no posto de saúde, então aproveitei. Eu sempre tomo a vacina para evitar mais doenças, depois que comecei a tomar nunca mais peguei gripe”, contou.

Para receber a dose, todos os públicos do grupo prioritário devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

PÚBLICO-ALVO

Além das pessoas com mais de 60 anos, devem receber a vacina profissionais das forças de segurança e salvamento; trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

DOENÇA

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

› FONTE: https://www.correiodoestado.com.br/cidades/inaugurado-hoje-trailer-de-vacinacao-contra-a-gripe-tem-grande/352069/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *