Santa Maria receberá investimento para operar como aeroporto auxiliar

Aeroporto Santa Maria receberá investimento de R$ 2,5 milhões, para implantação do sistema de iluminação na pista de pouso e decolagem, com objetivo de dotar o local com estrutura para operar como aeródromo auxiliar do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Crédito suplementar foi autorizado hoje pelo Governo do Estado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Objetivo da administração estadual, responsável pelo Santa Maria, é diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte no aeroporto internacional e garantir maior segurança operacional e conforto aos usuários.

Superintendente aviário da Gerência de Transportes Aéreos (GAT), Leonardo Dias Marcelo, informou que o balizamento noturno também colocará o Santa Maria em condições de receber voos comerciais em situações de emergência. Isto porque, como o balizamento, a pista de 1,6 mil metros será homologada para aviões de grande porte.

Atualmente, em caso de emergência noturna, aeronaves tem como alternativas de pouso os aeroportos de Dourados, Corumbá e Três Lagoas, distantes da Capital.

“O investimento é crucial para garantir maior segurança e flexibilização à aviação regional, colocando o Santa Maria como opção para situações extremas, como fechamento do aeroporto internacional por um nevoeiro ou interdição da pista”, explicou o superintendente.

Os recursos são integralmente do Estado e a obra entrará em processo de licitação, com prazo de conclusão de 150 dias, a contar da data de ordem de serviço a ser dada pela Seinfra.

Paralelamente ao projeto de balizamento noturno, o Governo tambémplaneja a instalação de uma UTI Aérea operando a partir do Santa Maria, por iniciativa do Corpo de Bombeiros. O projeto, em estudo pelas secretarias estaduais de Segurança e Saúde, prevê a instalação de uma base no aeroporto, utilizando estrutura física já existente no local e parcialmente concluída, operando 24 h com equipe médica e aeronave própria, um bimotor Baron.

“A UTI Aérea terá um papel fundamental, principalmente no socorro às vítimas de acidentes em rodovias, onde o atendimento imediato pode salvar vidas”, disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Luídson Borges Tenório Noleto.

ESTRUTURA

O Aeroporto Santa Maria está localizado na saída para Três Lagoas e funciona apenas por meio de procedimentos visuais, durante o dia, atendendo produtores rurais e empresas de fretamento de aeronaves, além da unidade regional da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Rodoviária Federal, que opera no local.

O aeródromo é dotado de duas pistas, sendo a de pouso e decolagem com 1,6 mil metros por 30 metros de largura, e a de taxiamentpo, com 1,5 mil metros e 23 metros de largura. O tráfego aéreo chega a 60 voos por dia no aeroporto.

› FONTE: https://www.correiodoestado.com.br/cidades/santa-maria-recebera-investimento-para-operar-como-aeroporto-auxiliar/352077/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *