Usuários querem solução para atrasos no transporte coletivo

Isso porque com as obras de requalificação do centro, o trajeto das linhas mudaram e na visão dos usuários atrapalhou ainda mais o tráfego. Para encontrar uma solução plausível, o tema está sendo debatido nesta segunda-feira (15) na Câmara Municipal na presença de vereadores, autoridades, representantes e a população.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Demétrio de Freitas, acredita que é preciso ter uma solução nas vias transversais e uma das opções é tirar os estacionamentos das vias onde atualmente os ônibus estão circulando. “Por exemplo, a Afonso Pena é um importante corredor, mas os ônibus não cabem na faixa estabelecida e acabar com o estacionamento, ou no mínimo aumentar a faixa nessas horas vai acelerar o fluxo, mas tudo isso é uma briga que ninguém quer entrar”, disse.

Fábio Martins, de 37 anos, é do blog ‘Ligados no Transporte’ que faz análise aos ônibus de Campo Grande e utiliza o transporte todos os dias. Como representante, uma das soluções analisadas por ele é a criação do corredor exclusivo que vai ajudar no fluxo e diminuir o atraso constante, entre outros problemas do consórcio que precisam ser resolvidos.

Presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende acatou as sugestões e defendeu a questão do corredor exclusivo para o transporte além do estabelecimento dos horários específicos para o tráfego apenas dos ônibus em horários de pico nas regiões que fazem parte do itinerário.

Em contrapartida, o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) Janine de Lima Bruno, analisa que tanto a retirada dos estacionamentos, quanto o horário exclusivo para ônibus é uma ideia difícil porém não impossível. “Fica difícil porque vai prejudicar os motoristas em relação aos estacionamentos e principalmente os horários de pico, além de outras demandas”, finalizou.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Além dos atrasos, reclamações de passageiros na superlotação das linhas, valores da tarifa, condições dos terminais e dos ônibus estão entre os temas discutidos.

Foram chamados a participar da discussão o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, representantes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Consórcio Guaicurus, Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, Associação dos Usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano e Estadual Rodoviário (Ussiter) e Ministério Público Estadual.

A discussão foi proposta pelo vereador Junior Longo, presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Casa de Leis, composta ainda pelos vereadores William Maksoud (vice-presidente), Ademir Santana, Dharleng Campos e Enfermeira Cida Amaral.

Fonte: Correio do Estado
*Com informações da Câmara Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *