Rede Solidária promove 2° Campeonato de Karatê Kenshi-Kai neste fim de semana

O Núcleo de Esportes do Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), promove neste domingo (18.8) o 2° Campeonato de Karatê do Rede Solidária.

A partir das 8h, aproximadamente 120 atletas tanto do programa quanto de escolas e academias de karatê de Campo Grande estarão reunidos no Ginásio da Escola Estadual Joaquim Murtinho para competir na modalidade denominada Karatê Kenshi-Kai, que tem por filosofia a busca de elevação espiritual, desenvolvimento da força física, mental e cultural, além de cultivar o cavalheirismo.

De acordo com o mestre Marcos Ribeiro, professor da modalidade no programa, a realização do campeonato é uma importante etapa para o crescimento emocional e social dos atletas. “Quando o atleta participa de competições é praticado com ele o auto-controle e o auto-conhecimento, um atua na capacidade de dominar a situação de stress da competição, ajudando a lidar com esse tipo de situação nas relações pessoais, e o outro ajuda no controle da agressividade, realidade presente no meio em que nossos alunos estão inseridos com a vulnerabilidade social presente no local onde eles moram”, explicou o professor.

O trabalho de fortalecimento de vínculos através do esporte desenvolvido pelo programa Rede Solidária faz parte do módulo de ação Educação, Cultura e Esporte, que busca promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes através do fortalecimento dos vínculos familiares e garantindo cidadania por meio de atividades culturais, educativas e assistenciais.

“Ano passado, o primeiro campeonato foi interno, somente com atletas das duas unidades do Rede; desta vez estamos abrindo para as academias e escolas de toda cidade por entender a importância desse evento. É nítido o crescimento dos atletas, tanto na parte emocional como na intelectual, o ganho para concentração, disciplina, respeito, reflete na escola e em casa. O campeonato também é uma forma de incentivar os atletas a continuarem na modalidade”, analisa mestre Marcos.

A competição contará com as modalidades Infantil até 12 anos e Juvenil de 13 a 14 anos, nas categorias Leve, Médio e Pesado. Haverá também participação especial de aproximadamente 20 atletas da modalidade Baby, com crianças de 5 a 6 anos de idade.

As apostas do Rede Solidária para a competição são os atletas do programa, Paulo Júnior, campeão estadual 2018 na categoria Infantil Leve até 10 anos, Camila Araújo, campeã campo-grandense na categoria Infantil até 10 anos e Talita Pinheiro, que no ano passado foi campeã em duas competições na categoria Infantil até 10 anos.

O evento conta com a participação da Federação de Karatê Kenshi-Kai de Mato Grosso do Sul, que será responsável pela arbitragem do campeonato.

Serviço

Evento: 2° Campeonato de Karatê Kenshi-Kai do Programa Rede Solidária.

Data: 18 de agosto

Horário:  A partir das 7 horas

Local: Ginásio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, Avenida Afonso Pena, 2445, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *