MPF recomenda ao governo suspensão e novo texto para Cota Zero

O decreto da Cota Zero que limita a quantidade de pescado para parcadores amadores pode ser derrubado por recomendação do MPF (Ministério Público Federal), ele pede que o Governo do Estado suspenda temporariamente e crie um novo texto.

O texto atual foi publicado em fevereiro deste ano e define a cota de 5 quilos de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais, além disse também aumentando as medidas mínimas de captura de exemplares.

Conforme nota divulgada através da assessoria de imprensa, o novo texto deve ser feito por um grupo que confira transparência ao debate sobre o decreto e conte com a participação direta da população e dos grupos diretamente afetados pela Lei.

Além disso, o MPF recomenda que se faça pesquisas e levantamentos de dados técnicos que subsidiem um resultado mais efetivo, tanto ambiental quanto socialmente, primando pela sustentabilidade.

Na recomendação, o MPF destaca que as medidas adotadas impactam a atividade dos pescadores profissionais artesanais e podem torná-los vulneráveis. “Tendo em vista a forte dependência econômica existente em relação à atividade pesqueira”, diz Ministério no procedimento.

A recomendação também pede que seja analisada outros pontos:

  • Discussão com a cadeia produtiva do turismo de pesca, com a oitiva das populações vulneráveis a ela integrada;
  • Elaboração de estudos socioeconômicos sobre os pescadores artesanais e a adoção de medidas mitigadoras para os impactos decorrentes da norma; diferenciação da pesca e do turismo nas Bacias do Paraguai e do Paraná;
  • Estudos sobre a efetiva ausência de impactos à ictiofauna do chamado “pesque e solte”;
  • Análise de outras questões que impactam no estoque pesqueiro e não estão sendo objeto do devido cuidado pelo governo estadual, como utilização de agrotóxicos, agropecuária, desmatamento e pequenas centrais hidrelétricas;
  • E estudos que permitam promover e estimular a pesca e o beneficiamento de peixes considerados “menos nobres”, como a piranha.

O prazo estabelecido pelo MPF pode ser prorrogado em até 30 dias. O Governo deverá se manifestar sobre acatar a recomendação de forma parcial ou integral, informando sobre as providências tomadas ou explicando os motivos da não adoção das medidas recomendadas. O Governo do Estado teria até está terça-feira (5) para se manifestar, mas já teria solicitado a prorrogação do prazo.

“O descumprimento da recomendação pode caracterizar inobservância de norma de ordem pública, levando o MPF a propor as ações judiciais cabíveis”, disse MPF em nota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *