Decisão de Reinaldo para aumento do Fundersul provoca reação de Produtores Rurais

Produtores rurais de todo o Mato Grosso do Sul começaram a se mobilizar após o Governador Reinaldo Azambuja aumentar a alíquota de arrecadação do Fundersul (Fundo de desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), a ideia é recorrer ao judiciário para extinguir o fundo.

A PL 283/2019 proposta pelo Governador Reinaldo Azambuja para mudar a estrutura do fundo foi encaminhadas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e ainda não tem data para serem votadas. O Governo quer aumentar as alíquotas na produção de milho,soja e gado.

Ex-presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e representante de grupo de produtores independentes, Chico Maia afirma que a mobilização em torno do assunto é grande. Outdoors contra o aumento do fundo foram espalhados pela cidade e os ruralistas afirmam que cobrarão deputados para não aprovarem o projeto.

Para Chico, além de ser contra as mudanças nas alíquotas, que impactariam em mais arrecadação dos produtores, muitos ruralistas são favoráveis a extinção do Fundersul. “Esse fundo foi criado com uma finalidade temporária, naquele tempo as estradas eram outras, esse fundo foi desvirtuado e se presta a questões políticas nas cidades”.

A expectativa do grupo e produtores, que segundo Chico chega a perto de 500 em todo o Estado, é que independente da aprovação ou não do projeto na Assembleia Legislativa, ação no Supremo deve ser protocolada para pedir a extinção do Fundersul.

Por outro lado, a Acrissul se mostra mais aberta ao projeto do Governo. Em nota divulgada nesta sexta-feira (8), a associação afirma que o Estado garantiu aos produtores que mais de 50% da arrecadação que compõe o fundo terá como fonte o ICMS de combustíveis. A nota na íntegra da Acrissul está disponível no site da Acrissul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *