Dejetos químicos podem ter provocado a mortandade de peixes no Anhanduí

O despejo em grande quantidade de composto químico ainda não identificado no Rio Anhanduí, em Campo Grande, é a principal suspeita de ter provocado a morte de grande quantidade de peixes. Os animais apareceram mortos entre a tarde de segunda-feira (25) e a manhã de ontem (26).

Os peixes mortos começaram a ser percebidos pela população que mora às margens do rio no início da tarde de segunda-feira e o fenômeno se estendeu pela manhã de ontem. Os animais podem ser vistos a partir do bairro Taquarussu até, pelo menos, o bairro Coophavilla II, em uma extensão de 7 km ao longo da Avenida Ernesto Geisel, onde está localizado o rio.

De acordo com moradores, por volta das 12h de segunda-feira muitas pessoas começaram a sentir um forte odor vindo do Rio Anhanduí. Ao verificar o que ocorria, as pessoas perceberam que a água estava turva e que muitos peixes estavam morrendo.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) esteve no local para fazer imagens da situação. Como a PM não faz investigações, as fotos seriam enviadas para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), responsável pelo monitoramento da qualidade da água, foi notificada e investigaria a situação. Já sobre a morte dos peixes, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) enviou técnicos para a coleta e análise. “Os resultados serão remetidos para a Semadur, que deverá tomar as devidas providências”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *