Comercio fronteiriço no Paraguai a deriva, enquanto o Mercosul aprova cota de U$ 1.000,00 para compras via aérea.

Concluída a cúpula do Mercosul, realizada em Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul, bloco formado por Argentina, Uruguai e Paraguai, decidiu aumentar o valor de compras livres de impostos por pessoas que utilizem via aérea para U$ 1.000,00 dólares.

O setor empresarial em Cidade do Leste e de outras cidades fronteiriças se encontram a deriva depois da recente habilitação de um Free Shop em Foz do Iguaçu, tendo em conta que o comércio da cidade se mantem através dos estrangeiros (maioria brasileiros) que entram via terrestre ao Paraguai, essa medida pode diminuir consideravelmente o numero de turistas ingressando ao lado paraguaio.

Atualmente a cota estabelecida pelo Mercosul para viagens aérea é de U$ 1.000,00, via terrestre é U$ 500,00 no Paraguai e U$ 300,00 no Brasil, se pressupõe que o cidadão brasileiro, por mais que tenha a opção de comprar no lado paraguaio, opte por não cruzar a fronteira para realizar suas compras exclusivamente no free shop instalado em Foz do Iguaçu.

O Empresário Felipe Cogorno Álvarez disse que, o Paraguai deveria reinstituir o regime de turismo para baixar impostos, os setores empresarias se encontram trabalhando em um projeto de lei que habilite as instalações de free shops em cidades como Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero e Cidade do Leste, renunciando a venda de produtos aos paraguaios.

Cogorno Ávarez enfatizou que todo o setor empresarial de Cidade do Leste se encontra sempre aberto ao dialogo e que pode buscar uma solução factível ao problema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *