Secretários de saúde se reúnem em Dourados para debater coronavírus

A Secretaria de Saúde de Dourados está discutindo ações de prevenção e monitoramento do COVID-19 (coronavírus) com secretários de Saúde da macrorregião da Grande Dourados, compreendida por quatro microrregiões: de Dourados, de Nova Andradina, de Naviraí e de Ponta Porã.

O diretor do Complexo Regulador da SEMS, Frederico de Oliveira Weissinger, falou sobre a execução do plano de contingência para o COVID-19 no município e enfatizou que todo caso suspeito deve receber avaliação médica nas Unidades Básicas de Saúde, UPA 24h ou Hospital da Missão Caiuás, que classificará o caso e recomendará a conduta clínica de acordo com o quadro apresentado.

Se o paciente apresentar quadro leve, que não indique internação hospitalar, o caso deve ser notificado imediatamente à vigilância epidemiológica e/ou o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) e encaminhar para o isolamento domiciliar. Apenas os casos com evoluções mais graves deverão ser destinados ao atendimento de maior complexidade.

“Esta situação de saúde pública, embora preocupante, não deve, no entanto, ser considerada alarmante, urge, isso sim, responder de uma forma rápida e responsável, através da implementação de medida de caráter excepcional”, destacou o médico.

Os telefones para pacientes suspeitos disponibilizados pela Secretaria de Saúde são 0800-647-1650, (67) 3318-1823 e (67) 98477-3435 (WhatsApp/24hs).

MACRORREGIÃO

A macrorregião de Dourados é formada por quatro microrregiões.

A microrregião de Dourados é compreendida pelos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina.

A microrregião de Nova Andradina é composta pelas cidades de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Os municípios Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo e Naviraí compõem a microrregião de Naviraí; e as cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru são integrantes da microrregião de Ponta Porã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *