Cientistas chineses descobrem anticorpos eficientes contra coronavírus

Um grupo de cientistas chineses isolou anticorpos que diz serem “extremamente eficientes” para conter a entrada do novo coronavírus nas células, o que pode ser útil tanto para tratar como para prevenir a COVID-19.

Atualmente, não existe tratamento comprovadamente eficaz para a doença, que já deixou mais de 850 mil pessoas infectadas e 42 mil mortes.

Zhang Linqi, da Universidade Tsinghua, de Pequim, disse que um remédio feito com anticorpos, como os que sua equipe descobriu, poderia ser usado de forma mais eficaz do que as abordagens atuais.

No início de janeiro, a equipe de Zhang e um grupo de um hospital da província de Shenzhen (a 2200 km de Pequim) começaram a analisar anticorpos presentes no sangue de pacientes recuperados da COVID-19. Eles isolaram 206 anticorpos que teriam “forte capacidade” de se ligar às proteínas do vírus.

Depois, foi feito outro teste para ver se essas substâncias poderiam impedir que o vírus entrasse nas células. Cerca de 20 anticorpos foram testados: quatro conseguiram bloquear a entrada viral e, destes, dois foram “imensamente bons” nisso, segundo Zhang

Agora a equipe se dedica a identificar e combinar os anticorpos mais poderosos. Caso o estudo continue avançando, desenvolvedores poderiam produzi-los em massa para testes — primeiro em animais e, futuramente, em humanos.

A importância dos anticorpos foi provada no mundo da medicina há décadas”, afirmou Zhang. “Eles podem ser usados para se tratar câncer, doenças autoimunes e doenças infecciosas”.

Os anticorpos não são uma vacina, mas existe a possibilidade de aplicá-los em pessoas do grupo de risco com o objetivo de impedir que contraiam a Covid-19.

Normalmente não transcorrem menos de dois anos para um remédio sequer obter aprovação para uso em pacientes, mas a pandemia da COVID-19 acelera os processos, disse ele. “Etapas que antes seriam realizadas sequencialmente agora estão sendo feitas em paralelo”. Informações CNN Brasil/ Foto: Thomas Peter/Reuters (30.mar.2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *