Secretaria da Saúde recebe 6 mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (03.04) seis mil unidades testes rápidos para diagnosticar o coronavírus (Covid-19). Também foram enviados três mil testes de biologia molecular para o Lacen/MS continuar a análise dos casos suspeitos no Estado.

Os testes serão usados em profissionais da área de saúde que atuam nos postos e hospitais de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis que estejam com sintomas da Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

A ideia é que estes profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população, garantindo cuidados médicos e de segurança, recebam o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar, de forma segura, às suas atividades, que são consideradas essenciais.

A SES também está adquirindo dez mil unidades de testes rápidos. O processo ainda está em andamento. Os testes rápidos serão  enviados às macrorregiões, priorizando hospitais que atendam casos de Covid-19.  O Centro de Operações de Emergência (COE/MS) irá definir a distribuição dos testes.

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde também recebeu três mil testes de biologia molecular, RT-PCR, para exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).

O Lacen/MS realiza os exames dos pacientes com suspeita de Covid-19 de todo o Estado. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras. A SES também realizou a compra de 25 mil testes de biologia molecular.

 

Texto: Airton Raes – Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Foto: Saul Schramm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *