CAMELÓDROMO VOLTA FUNCIONAR COM RODÍZIO DE BOXES E ENTRADA LIMITADA A 30 CLIENTES POR VEZ

O Centro Comercial Popular Marcelo Barbosa Fonseca, o Camelódromo, volta a funcionar nesta quarta-feira (8), com uma série de regras e protocolos para evitar aglomeração, reforçar a higienização e garantir distanciamento entre os frequentadores.

O Plano de Contingenciamento aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento do Covid-19, prevê um sistema de rodízio para que só 140 dos 473 boxes, funcionem diariamente. Só será liberada a entrada de 30 clientes por vez, limite que vai garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre eles.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, durante este período de restrição da mobilidade urbana, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde dentro da estratégia para evitar a disseminação do novo Coronavírus, só um dos três boxes do camelódromo abrirá por dia, garantindo uma distância mínima de 2 metros entre os pontos de venda em funcionamento.

Os consumidores entrarão exclusivamente pelo portão 6, que fica na Avenida Afonso Pena e sairão pelo portão 04, na Rua 15 de Novembro. O portão 01, na Avenida Noroeste será reservado às pessoas com necessidades especiais. Nestes locais haverá higienização das mãos e braços com álcool em gel 70%.

Outra medida de biossegurança prevista, é o funcionamento de 43 climatizadores para garantir a circulação do ar. Todos os comerciantes e funcionários terão de trabalhar usando máscara e aqueles do grupo risco (quem tem mais de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas) terão de ficar em casa.

A resolução da Semadur estabelece de regras, como a exposição de banners educativos sobre os cuidados para evitar o contágio do COVID-19; triagem dos clientes por meio de aferição de temperatura corporal com utilização de termômetro infravermelho.

O reforço da higienização é uma das exigências, além da adoção de protocolos de etiqueta da tosse e a higiene respiratória: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilizar lenço descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos); realizar a higiene das mãos após tossir ou espirar; oferecer lenço descartável para higiene nasal dos colaboradores e visitantes.

Reabertura

O camelódromo estava fechado há 17 dias. De forma gradual, cobrando normas de biossegurança para evitar aglomerações, a Prefeitura desde a semana passada vem liberando uma série de atividades econômicas. Começou na semana passada pela indústria, construção civil e lojas de construção.

Na última segunda-feira boa parte do comercio varejista, agências bancárias, setor de serviço e saúde privado (consultórios, clínicas), voltaram a funcionar. Nesta terça-feira (7), foi liberado o funcionamento das 53 feiras livres da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *