“Sucessor” da gripe suína surge na China e cientistas temem nova epidemia

Um estudo realizado na China identificou uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia global, essa linhagem surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros.

O vírus descoberto foi chamado de G4 EA H1N1 e tem algumas características parecidas com o A/H1N1pdm09, que ocasionou a gripe Suína, de origem no México, que se espalhou pelo mundo inteiro em 2009, mas hoje já existe vacinas para combatê-lo.

Uma nova ameaça?

O vírus G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. O professor Kin-Chow Chang revelou que o vírus não apresentou ameaças reais até o momneto, mas é preciso ficar de olho.

Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”.

Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz que, “não devemos ignorá-lo”.

Os cientistas escrevem na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências britânica, que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, disse que o trabalho “vem como um lembrete salutar” de que estamos constantemente sob o risco do surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem ser uma fonte de vírus pandêmicos.

Surgimento

De acordo com o portal Terra, foram descobertas evidências de infecção em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

Da redação, com informações do Terra

Foto: Getty Images/BBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *