Deputados querem relatório de qualidade da água no Estado

Uma pesquisa realizada pelo site de notícias UOL, onde aponta que Campo Grande está entre uma das onze cidades com coquetel de agrotóxico na água, os deputados sul-mato-grossenses, querem um relatório do Ministério da Saúde, atestando a qualidade da água consumida pela população.

A questão foi levantada na sessão desta quarta-feira (17). Segundo o UOL, dados do Ministério da Saúde, apontam que um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água consumida em 1 a cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017.

Segundo a pesquisa, nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Entre os locais com contaminação múltipla estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas.

Os parlamentares querem se reunir com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Águas Guariroba e Sanesul, para investigar a qualidade da água que está sendo distribuída para os moradores da Capital e dos outros municípios do Estado.

Como viram notícias sobre o caso pela internet, os deputados fizeram análise e interpretação do caso. Eles querem documentos nacionais e municipais, para constatar se tem agrotóxico na água, acima dos parâmetros permitidos.

Renato Câmara (MDB) afirmou que vai pedir informações para a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua), que é uma autarquia dentro da secretaria de Estado, responsável por analisar a água de Mato Grosso do Sul.

Pedro Kemp (PT) fez indicação ao Ministério Público Estadual (MPE) para apurar dos divulgados sobre a situação da água em Campo Grande. “Mato Grosso do Sul é agrícola, a contaminação seria como aconteceu em Bonito, as lavouras são pulverizadas, quando chove, água que vai para o rio, desce contaminada”.

O deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), foi presidente da Sanesul, entre 2007 e 2014. Durante este período, várias discussões sobre isso foram debatidas. “Os resultados eram superficiais, mas tem que verificar a qualidade da água, por causa da agricultura e pecuária. Mas, quando fui presidente, a empresa tinha comprometimento grande com a qualidade da água, nunca foi encontrado nada acima do permitido”.

Uma audiência pública deve ser realizada na semana que vem para debater isso, mas ainda sem data marcada.

FONTE: https://www.correiodoestado.com.br/cidades/deputados-querem-relatorio-de-qualidade-da-agua-no-estado/351332/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *