COOPERAÇÃO TÉCNICA AUXILIA E GARANTE ATENDIMENTOS DO SAMU EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR

Nesta sexta-feira (18) foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a  Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), e os municípios de Sidrolância, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Corumbá, Aquidauana, Coxim e Terenos e cidades adjacentes, implementando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional, a fim de atender a Rede de Atenção às urgências integradas e regionalizadas, permitindo o atendimento qualificado à população em situação de urgência e emergência no ambiente pré-hospitalar.  A solenidade de assinatura do termo aconteceu no auditório da Esplanada Ferroviária e contou com a presença de secretários de saúde e prefeitos dos municípios cooperados.

Durante o ato, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais que atuam no SAMU que, mesmo em condições adversas, atuam brilhantemente salvando vidas. O prefeito reforçou ainda a parceria com os municípios cooperados.7Z2A2951 (Copy)

“Vivemos um momento onde a união de esforços é necessária, principalmente na saúde. Necessitamos de parcerias para que as coisas possam dar certo. Melhorando os processos de trabalho, dimensionando melhor os atendimentos, certamente isso irá refletir de forma positiva no trabalho de todos”, ponderou.

O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, reforça a importância da assistência pré-hospitalar e destaca os benefícios da unificação da regulação para os municípios do interior.

” Extender para  o interior os atendimentos através desta parceria vai dar melhor qualidade de atendimento ao usuário do serviço. O profisisonal médico que estará na regulação também terá um suporte melhor e poderá definir o encaminhamento mais adequado”, diz.

Para a secretária municipal de Sáude do município de São Gabriel do Oeste, Michele Alves Pauperio,  a regionalização da regulação do SAMU extendendo aos municípios do interior, representa um avanço  no atendimento pré-hospitalar destas cidades.

“Com o atendimento do SAMU é possível dar um atendimento mais adequado ao paciente. Com essa cooperação ganhamos na parte técnica e principalmente na qualidade do resgate. Assim evitamos complicações e literalmente temos a possibilidade de salvarmos mais vidas”, diz.

Atualmente a frota do SAMU está operando 100% com 9 viaturas básicas, 1 intermediária, três avançadas, duas motolâncias e 1 Viatura de Intervenção Rápida (VIR). Somente no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho) foram registrados 24 mil deslocamentos e 212 mil ligações para a central do SAMU Regional Campo Grande.
Estiveram presentes no evento os vereadores Eduardo Cury  e Chiquinhos Telles e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: CgNoticias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *