A Venezuela inaugurou nesta quarta-feira (21) uma nova embaixada em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. A intenção havia sido firmada em novembro do ano passado, quando uma comitiva norte-coreana visitou Caracas.
A abertura, segundo o vice-ministro venezuelano de Relações Exteriores para negócios na Ásia, Oriente Médio e Oceania, Ruben Dario Molina, irá fortalecer a aliança dos dois países frente aos “ataques e ameaças do imperialismo norte-americano, que procura nos deixar de joelhos por causa de nossa ideologia inabalável e nosso desejo de alcançar progresso econômico e social”.
Além de Molina, o governo venezuelano foi representado ainda pelo encarregado de negócios interino da Venezuela na Coreia do Norte, Mauricio Andres Bardinet Tata.
O vice-ministro venezuelano de Relações Exteriores para negócios na Ásia, Oriente Médio e Oceania, Ruben Dario Molina, e o vice-ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Pak Myong Guk, participam de inauguração da embaixada da Venezuela em Pyongyang, na Coreia do Norte, na quarta-feira (21) — Foto: Reprodução/Embaixada da Rússia na Coreia do Norte
A embaixada venezuelana irá funcionar no distrito diplomático no leste da capital, perto das embaixadas do Vietnã e da Polônia, em um prédio da Secretaria de Serviços Gerais, responsável pela gestão do pessoal local que trabalha em várias embaixadas e organizações internacionais.
O nome do futuro embaixador venezuelano na Coreia do Norte ainda não foi divulgado.