Luciano Huck vem ao MS conhecer garoto inventor

O apresentador Luciano Huck está em Sidrolândia, interior de Mato Grosso do Sul, para conhecer um garoto de 13 anos que inventou um sistema de geração de energia para o assentamento onde mora. Rogério Gonçalves, é conhecido como o “Gênio da Lâmpada” no assentamento Jatobá. Segundo os moradores, ele também é “um resolvedor de problemas”.

Segundo matéria publicada pelo G1, em julho deste ano, dos 185 barracos onde vivem as famílias, 8 deles possuem luz elétrica por meio de um sistema que o menino criou através de placas de rádio e bateria de celular. A ideia de não deixar a família dele e outras na escuridão, surgiu após a irmã mais velha, que ele não conheceu, morrer queimada aos dois anos de idade em um incêndio causado por uma vela no barraco que a família morava, em Nioaque (MS).

Ainda conforme a publicação, Rogério disse que foi aos 5 anos, por curiosidade, começou a mexer com elétrica. Ele criou chaves com raios de aros de bicicletas e assim podia desmontar e montar o que encontrava. “Peguei um celular e uma vez o desmontei várias vezes para saber se realmente saberia montá-lo. Para a minha surpresa, depois de deixar como estava, vi que funcionava perfeitamente e aí fui progredindo em outras coisas” relembrou.

Sistema de energia à prova de incêndios

O sistema que ilumina os barracos no assentamento foi feito com uma placa fotovoltaica, um emissor de energia conhecido como “diodo”, uma bateria de celular e uma lâmpada. Na montagem, Rogério explica que o diodo impede a carga de voltar para a placa e assim ela não esquenta, evitando qualquer tipo de incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *