Fornecimento de Vacina Pentavalente deve ser regularizado até o fim de semana

O governo do estado de Mato Grosso do Sul informou que vai disponibilizar em todas a unidades de saúde da Capital e do Interior doses da vacina Pentavalente que esteve com fornecimento irregular nos últimos meses. A informação é da secretaria municipal de saúde de Campo Grande.

O ministério da saúde enviou 15 mil doses para o Estado, destas 2 mil serão distribuídas na Capital.

A vacina pentavalente garante proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES) se as 2 mil doses forem insuficientes, o esquema de substituição pelas vacinas DTP voltarão a ocorrer.

O fornecimento da vacina foi interrompido porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou um lote do produto, em junho de 2019, que era importado de um laboratório indiano.

Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano passado. Três lotes foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Anvisa reprovou a importação do produto em junho.

A pasta afirmou na época que o problema teria sido causado pela mudança na logística de transporte da vacina. Isso teria alterado a temperatura do composto químico e feito a Anvisa reprovar o material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *