PMA usa drone para localizar área desmatada e autua infrator em R$ 40 mil

Com uso de drones e GPS, Policiais Militares Ambientais de Jardim realizaram fiscalização em uma fazenda no município de Guia Lopes da Laguna, a 40 km da cidade, e localizaram, aferiram e caracterizaram o uso do solo atual, de um desmatamento realizado sem a licença ambiental de 40,13 hectares de vegetação nativa, verificado por imagem de satélites.

A área já estava com plantio de pastagem e a madeira proveniente da vegetação desmatada não se encontrava mais no local. As atividades foram interditadas e o infrator (41), residente em Maracaju, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 40.130,00. Ele também responderá por crime ambiental com pena de três a seis meses de detenção.

As imagens do drone e aferição da área afetada com uso de GPS servem para caracterização do tipo de uso da área para emissão de relatório que irá subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que será julgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Os documentos também serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE), para subsidiar a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos.

Foto: PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *