CURSO DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS TEM PARTICIPAÇÃO DE MERENDEIROS E DIRETORES DE EMEIS

Merendeiros das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam de mais uma edição do curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, que tem o objetivo de oferecer uma alimentação de qualidade aos alunos das 104 Emei’s. A capacitação ocorre no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, com a participação de 200 profissionais por dia. A novidade desta edição é a participação inédita dos diretores das unidades.

A equipe de nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale) é quem está ministrando os cursos, com a intenção de conscientizar os merendeiros sobre a produção de alimentos seguros para consumo e informar os procedimentos que devem ser adotados conforme as legislações vigentes. A certificação do curso oferecido para as merendeiras é válida por três anos, comprovando a aptidão deste profissional para manipular alimentos. O documento é uma exigência da Vigilância Sanitária.

O superintendente de Alimentação Escolar, Cassiano Cangussu, relatou a importância do curso para as merendeiras. “Por mais que seja um curso exigido pela vigilância sanitária, nosso intuito é capacitá-las, deixando-as sempre de prontidão para exercer um bom trabalho e preparar uma merenda de qualidade. Esse ano as diretoras estão participando para que fiquem atentas ao que acontece dentro da sua cozinha”, disse.

Sobre a capacitação, a nutricionista chefe da Suale, Michelly Ignácio, ressaltou que é fundamental a presença das diretoras. “Nós fizemos uma pré-reunião de como tem que agir na cozinha, de como tem que ser a merenda da escola para que elas possam chegar na unidade e perceber algum problema, se houver”, relatou.

Participação

A diretora da EMEI “Nilda de Almeida Coelho”, Nalu Borges, disse que sempre acompanha a produção da merenda. “É importante  a gente  acompanhar as cozinheiras no dia a dia, saber manipular tanto quanto elas para que possamos saber se estão fazendo certo. Eu gostei de participar por que eu acho que renova o conhecimento, porque é um dia que elas tiram para estudar e aprender a fazer tudo certinho”, explicou.

A merendeira da EMEI “Marta Guarani”, Dilza Paula Caetano, gostou do curso e achou importante a diretora ter participado já que ela sempre apoia e zela por uma merenda de qualidade. “O curso tem uma grande importância para as merendeiras, por estar nos ensinando como devemos nos portar dentro da cozinha. A minha diretora veio e eu acho bom porque ela sempre participa do processo de produção da merenda, e sempre está nos acompanhando e nos incentivando para que possamos fazer um alimento de qualidade para as nossas crianças”, frisou.

O curso tem o intuito de capacitar os profissionais das instituições de ensino para garantir a qualidade nutricional e sanitária adequada e exigida por lei. Os cardápios alimentares das escolas da Reme são criados por nutricionistas e tudo é revisado antes de ser servido para as crianças. A preocupação com a higiene e segurança das merendeiras no ambiente de trabalho é constante na Reme, tanto que antes do início do ano letivo, as merendeiras receberam 700 aventais e 700 calçados especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *