PREFEITO ANUNCIA LIBERAÇÃO DE RESTAURANTES, LOTÉRICAS, INDÚSTRIAS, IGREJAS E OBRAS NA CAPITAL

O prefeito de Campo Grade, Marquinhos Trad, anunciou nas redes sociais que vai decretar a reabertura de alguns setores do comércio na Capital. Casas lotéricas, indústrias, igrejas e construção civil desde que sigam regras específicas.
Segundo o prefeito o baixo índice na Capital o fez seguir as orientações presidente Jair Bolsonaro.

“Existe uma determinação do presidente que os municípios não podem desobedecer, só disciplinar”, explicou o prefeito. Ele admite que a sua vontade continua sendo pelo fechamento, mas os municípios estão sujeitos às regras da união.

O anúncio foi feito ao lado da procuradora-chefe do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Cândice Arosio. Ela deixou claro será feita uma intensa fiscalização sobre os estabelecimentos liberados para funcionamento.

Restaurantes – Permitido funcionamento com apenas 30% de capacidade de atendimento e com regras de higienização severas antes a abertura e após o fechamento. Utensílios e maquinas de cartão deverão se limpos com álcool e a distância mínima entre as mesas será de dois metros, além disso funcionários deverão usar equipamento apropriado de prevenção, como luvas e máscaras.

Casas lotéricas – Poderão operar entre 9h e 17h. Seguindo todas as regras de higienização antes, durante e depois do fechamento, com álcool gel a disposição. A lotação será que sua ocupação máxima com 1,5 metro ente um cliente e outro e funcionários também deverão usar equipamento apropriado de prevenção, como luvas e máscaras.

Indústrias – Deverão cumprir notas técnicas, fornecendo lavatórios com água e sabão; orientando os trabalhadores; limpeza e higienização de superfícies; restrição da entrada de pessoas não autorizadas; distanciamento com mínimo de 1,5 metro. As medidas estarão disponíveis com a publicação do decreto no Diogrande.

Igrejas – Será permitida abertura somente a partir do dia 30/03, com as seguintes regras: higienização completa do local antes e após utilização; respeitar limite de lotação de uma pessoa a cada 10 metros quadrados; distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa; oferecimento permanente de produtos para higienização das mãos; aferição de temperatura corporal; manter o local totalmente arejado, com todas as janelas e portas abertas; funcionamento das 6h até 19h30; limite de até dois cultos por dia.

Construção civil – Deverá fornecer produtos de higienização; limpeza das ferramentas e equipamentos; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de terceiros, incluindo fornecedores; máximo de 20 trabalhadores, sempre usando equipamentos de proteção.

Com as medidas o prefeito busca encontrar o equilíbrio entre a segurança da população e o funcionamento do comércio, e diz que as medidas restritivas são mesmo necessárias. Ele diz que não abrirá mão da precaução e cautela que a situação exige.

“Não vai ter economia, não vai ter dinheiro que vai sobrepor o valor da vida enquanto eu for gestor”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *