PREFEITURA FAZ PLANTÃO DE ATENDIMENTO PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE NOVO DECRETO

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) estão de plantão neste final de semana, na Central de Atendimento ao Cidadão, para tirar as dúvidas sobre o novo decreto de reabertura do comércio em Campo Grande, publicado em edição extra no Diário Oficial (Diogrande), na noite desta sexta-feira (3). As atividades estavam suspensas desde o fim de março como medida preventiva de combate ao Coronavírus. O canal funciona pelo telefone 4042-1323.

“Nós estamos abertos a receber sugestões de aperfeiçoamento e para tirar todas as dúvidas da população sobre a reabertura. Nossos agentes vão entrar em treinamento essa semana para ajudar a fiscalizar as regras estipuladas. O que a população precisa entender, é que não somos nós que escolhemos o que abre ou o que não abre, fazemos tudo de acordo com a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde e eles continuam recomentando gente, por favor, se vocês puderem, fiquem em casa”, pontuou o prefeito Marquinhos Trad.

De acordo com a superintendente de Fiscalização e Gestão Ambiental do município, Gisseli Giraldelli, hoje e amanhã (5), técnicos da Semadur, estão de plantão à disposição dos empresários, comerciantes e população em geral, que tenha alguma dúvida sobre o decreto de reabertura do comércio, das 8h às 18h, com intervalo de uma hora do meio dia às 13h. Durante a semana os atendimentos continuam, também em horário estabelecido por decreto: das 8h30 às 13h30

Até o 12h de hoje, mais de 150 ligações foram atendidas. “Os telefones não param, as maiores dúvidas ainda são o horário de funcionamento, as datas e onde encontrar a resolução e o decreto para ler. Em relação aos tipos de empreendimento, a maior dúvida é sobre a reabertura dos salões de beleza. É importante ressaltar que esse plantão foi criado apenas para esclarecer dúvidas, porque também estamos recebendo muitas ligações de denúncia que cabe a Guarda Civil Metropolitana pelo 153 e esse não é o intuito DESTE canal”, explicou.

A Prefeitura tem adotado medidas de restrições a mobilidade urbana, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, que preconizam o isolamento social como estratégia de prevenção ao Covid-19, pandemia que praticamente paralisa o mundo.

Diante disso, estabeleceu o plano de diretrizes para o enfrentamento da COVID-19 nas atividades econômicas e sociais de Campo Grande. O plano, com base em critérios de biossegurança, define o calendário para reabertura gradativa das atividades comerciais. De imediato está autorizado o funcionamento de serviços na área de saúde, como consultórios médicos, odontológicos, fisioterapia.

A partir de segunda-feira, dia 6, reabrem as oficinas mecânicas, auto elétricas, concessionárias de veículos, floriculturas, livrarias, além do comércio varejista de um modo geral, lojas de roupas, confecções, armarinhos, eletrodomésticos, além de toda área de serviços (escritórios de contabilidade, imobiliárias, Advocacia).

O plano com as diretrizes para o enfrentamento do Coronavírus mantém suspensas as aulas nas escolas públicas e particulares; universidades. Continuam proibidos os eventos artísticos, culturais, esportivos; bailes, o funcionamento das academias em geral, clubes de lazer; shopping centers e os estabelecimentos situados em galerias, além dos bares com entretenimento. Parques, locais de lazer e convivência, públicos ou privados, continuam fechados.

O decreto pode ser visto na íntegra pelo link: http://portal.capital.ms.gov.br/diogrande edição extra número 5.889 de 03 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *