Paciente do Hospital Regional de Ponta Porã se recupera de coronavírus e terá alta nos próximos dias

Aparecida Alves Paim, 42 anos, que passou 14 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, com os sintomas da forma grave de coronavírus, está curada e deverá receber alta nos próximos dias. Durante o período em que esteve internada, recebeu toda assistência multidisciplinar de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas durante 24 horas por dia para que a recuperação fosse um sucesso. Ela precisou ser entubada para receber ventilação mecânica.

Segundo o diretor-técnico do Hospital, Antônio Matinussi, o tratamento foi bem sucedido porque a unidade hospitalar tem toda a estrutura e profissionais qualificados para tratar esses casos. O Hospital Regional de Ponta Porã pertence ao Governo do Estado e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, sendo referência na microrregião para casos de Covid-19 aos mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região Sul-Fronteira.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, manifestou sua alegria com a recuperação da paciente. “Dou a ela os parabéns, bem como a toda a equipe do Hospital Regional de Ponta Porã. A paciente e os profissionais demonstraram que são grandes guerreiros na luta contra a Covid-19, somando-se aos esforços que estamos fazendo, trabalhando intensamente para dotar todos os municípios de condições adequadas de atendimento à população sul-mato-grossense, criando o maior número possível de leitos clínicos e de UTI em todas as regiões do Estado”, salientou.

A paciente

Adriana chegou ao Hospital Regional de Ponta Porã no dia 29 de março com febre e cansaço. Em seguida os sintomas evoluíram; com hipertensão e diabetes, ela manifestou a forma grave da doença rapidamente. “Nasci de novo. Precisei receber auxilio mecânico para respirar e ser entubada. Após sair da UTI, o sentimento que tenho é de renascimento e gratidão a todos os profissionais que me acolheram com carinho e responsabilidade. Se não fosse por eles e Deus eu não estaria viva. Agradeço pelo acolhimento e atenção humanizada que tive de toda equipe do Hospital”, afirmou.

Referência

O hospital é referência para casos de Covid-19 e conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores e respiradores.

A unidade também criou um comitê de crise com o intuito de atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e conter a disseminação do vírus. O comitê é presidido pelo médico infectologista Pablo Custódio, e conta com médicos e enfermeiros que realizam orientações diariamente entre todos os setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *