Após pandemia do coronavírus, novo Guanandizão terá jogos internacionais de vôlei

Em obras desde o ano passado, o Ginásio Avelino dos Reis, o Guanandizão, vai receber jogos internacionais de vôlei quando passar a pandemia do novo coronavírus. As datas de disputa ainda não são certas, mas a garantia de que o complexo esportivo está na rota dos grandes eventos com seleções mundiais foi dada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Antes da crise mundial de saúde, o Guanandizão seria inaugurado em julho deste ano com disputas de vôlei entre as seleções de Brasil, Alemanha, Itália e Rússia. Agora, Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande estudam a melhor data de entregar a reforma e adequação. A expectativa é de que a obra seja finalizada em junho e inaugurada em 26 de agosto, no aniversário da Capital.

“Aqui foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões – compromisso do governador Reinaldo Azambuja com o desporto de Campo Grande. Se não fosse essa pandemia, no próximo dia 20 de junho estaríamos inaugurando com jogos da Liga das Nações de Voleibol. Mas não tem problema. Vamos aguardar a reabertura dos campeonatos para fazer essa grande entrega”, explicou o secretário especial de Gestão Política do Governo do Estado em Campo Grande, Carlos Alberto de Assis.

Governo investiu cerca de R$ 2 milhões na reforma do ginásio

Evento adiado – O adiamento do início da Liga das Nações para depois dos Jogos Olímpicos de Verão foi anunciado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês). Apesar de o mundo não saber quando os grandes eventos esportivos serão retomados, Mato Grosso do Sul tem da CBV a certeza da realização de jogos no Guanandizão. “Temos convênio assinado e está tudo certo”, falou o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer do Estado (Fundesporte), Marcelo Miranda.

E os jogos de vôlei não serão as únicas atividades realizadas no Guanandizão, conforme explicou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande (Funesp), Rodrigo Terra. “ É um ginásio poliesportivo. A gente pode realizar qualquer tipo de modalidade, em especial as coletivas, com a quadra oficial, como voleibol, futsal, basquete e handebol, mas também podemos ter esportes individuais, como judô e ginástica. Isso tudo além dos eventos culturais”, destacou.

Secretário Carlos Alberto de Assis (centro) visitou Guanandizão nesta quarta-feira (6) com Rodrigo Terra (esquerda) e Marcelo Miranda (direita)

Obras de adequação – Com quadra, arquibancada, sistema elétrico e teto prontos, o Guanandizão passa por ajustes finais para ser entregue. Também já foram recuperados a parte hidráulica, vestiários, alojamentos, banheiros e pintura, além de terem sido concluídas melhorias para garantir acessibilidade e segurança. Agora, está em andamento a reurbanização externa da praça esportiva: alambrado, calçada, pista de caminha e paisagismo.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *