Bolsonaro anuncia novo protocolo para uso da cloroquina e faz piada sobre o assunto

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (19) que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, assinará nesta quarta (20) um novo protocolo sobre o uso da hidroxicloroquina no enfrentamento do novo coronavírus.

Segundo Bolsonaro, o protocolo vai prever que o remédio passará a ser indicado desde o aparecimento dos primeiros sintomas. O presidente deu as informações ao conceder uma entrevista, transmitida em uma rede social.

“Em primeira mão para você, Magno [jornalista que o entrevistou], amanhã o ministro da Saúde vai assinar o novo protocolo da cloroquina”, disse Bolsonaro.

“O último protocolo é de 31 de março, permitia a cloroquina apenas em casos graves. E, agora, o protocolo é a partir dos primeiros sintomas”, acrescentou o presidente.

Piada

A nova defesa do uso da cloroquina ocorre no dia em que o Brasil atingiu, pela primeira vez, a marca de mil mortes por Covid em 24 horas.

Nessa entrevista em que anunciou o novo protocolo, Bolsonaro fez piada: “Toma quem quiser, quem não quiser não toma. Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda toma tubaína”, afirmou, rindo.

A aplicação da hidroxicloroquina em pacientes infectados com o novo coronavírus é tema de vários estudos ao redor do mundo. No entanto, até o momento, pesquisadores não conseguiram encontrar resultados conclusivos sobre a eficácia do remédio.

A recomendação do medicamento no Brasil gerou divergências públicas entre o presidente da República e os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Da redação, com informações do G1

Foto: Reprodução YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *