Fazendeiro em MS é multado por extrair madeira ilegalmente de reserva

Um fazendeiro, de 62 anos, foi multado em R$ 21 mil, após ser pego pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na manhã da última quarta-feira (3), extraindo madeira ilegalmente de uma reserva legal coletiva, em um assentamento rural de Alcinópolis.

Segundo informações da PMA, os policiais realizavam uma fiscalização após denúncia de exploração ilegal de madeira. A equipe utilizou um drone e verificou diversas pequenas áreas de extração irregular na reserva, mas não encontrou nenhum infrator no local.

Ainda durante o sobrevoo do drone, os policiais perceberam vários pontos de derrubadas de árvores de grande porte na propriedade vizinha ao assentamento.

Durante vistoria no local, foi localizada uma pequena carvoaria com um forno que funcionava de forma ilegal e processava carvão nativo da madeira das árvores exploradas. A área de exploração ilegal era de um polígono de 53 hectares, com vários pontos de exploração.

Tanto a atividade carvoeira, como a exploração da madeira, era realizada sem a licença ambiental. As atividades foram embargadas. O dono da carvoaria e da fazenda morador de Costa Rica, foi multado em R$ 21.200,00.

Ele responderá por crimes ambientais, tanto por atividade potencialmente poluidora sem a autorização ambiental, cuja pena é de um a seis meses de detenção, quanto por crime de exploração ilegal de madeira, com pena prevista de seis meses a um ano.

Da redação

Foto: Arquivo/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *