Vacina contra Covid-19 pode exigir duas doses, diz diretor de agência dos EUA

O diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), Francis Collins, disse à CNN que, quando o mundo eventualmente receber uma vacina contra o coronavírus, poderá ser necessário tomar duas doses para que seja totalmente eficaz.

“Obviamente, isso não é o nosso [panorama] favorito. Seria muito melhor se tudo isso pudesse ser feito com uma única injeção”, disse Collins.

Geralmente, com qualquer vacina, uma só dose é considerada melhor por razões de custo e também porque as pessoas são menos propensas a comparecer duas vezes para receber uma injeção.

Collins disse que os ensaios clínicos em larga escala de várias vacinas experimentais, que devem começar no próximo mês, revelarão se uma ou duas doses serão necessárias.

“Certamente há uma chance de uma ou mais dessas vacinas exigirem duas doses para obter resposta imunológica completa”, afirmou ele.

A Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado dos EUA (BARDA), parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, está atualmente financiando pesquisas sobre cinco vacinas experimentais diferentes.

As empresas farmacêuticas Moderna e AstraZeneca também estão atualmente em ensaios clínicos, testando as vacinas em seres humanos. Johnson & Johnson, Sanofi e Merck estão desenvolvendo uma vacina, mas ainda não começaram os ensaios clínicos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

(com informações de Elizabeth Cohen, da CNN, nos EUA) E CNN Brasil /Foto: Dado Ruvic/Ilustração/Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *