Campo Grande (MS) – Serviços de delivery aumentaram 400%, especialmente, no ramo de alimentos. Porém, aumentaram também as reclamações e denúncias ao Procon/MS, que alerta para os direitos neste tipo de relação de consumo. Tanto fornecedor quanto transportador, podem ser responsabilizados por danos ao consumidor.
O Procon/MS ampliou seus canais de comunicação e denúncias, em função da pandemia. Além da nova ferramenta “faça aqui a sua denúncia”, continuam disponíveis o fale conosco, o bloqtel (bloqueio de ligações telefônicas), e-mail (gabinete@procon.ms.gov.br), watsapp (67) 9 9158 0088 e os telefones 151 (disque denúncia) e (67) 3316 9800 ( PABX).
Protocolos para fornecedores e clientes
Para que os serviços de entrega continuem sendo uma boa alternativa para os consumidores, mesmo com a reabertura de parte do comércio, o Sebrae recomenda comunicar segurança e confiança aos clientes. O Sebrae preparou um protocolo para garantir que essa forma de consumo continue sendo uma boa alternativa, mesmo com o retorno das atividades e reabertura dos estabelecimentos.
A primeira recomendação do Sebrae para os entregadores é a atenção aos decretos e demais regulamentos vigentes em cada localidade, em relação ao funcionamento dos estabelecimentos, exigências do uso de máscaras e outras medidas de prevenção. Caso exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, a opção deve ser por seguir a orientação mais rígida, de preferência de acordo com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, entre outras.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a retomada das atividades pressupõe um controle rígido de segurança e higiene tanto para a equipe de colaboradores e fornecedores, quanto para os clientes. “O Brasil é um país de proporções continentais e as condições do sistema de saúde no atendimento aos casos da doença podem ser bastante distintas, mesmo entre municípios de um mesmo estado. Por isso, os Protocolos de Retomada do Sebrae precisam estar alinhados às medidas determinadas por governadores e prefeitos”, ressaltou Melles. Confira abaixo as principais recomendações e orientações para a prestação de serviços de delivery com segurança:
Orientações gerais de higiene e saúde
* As principais orientações continuam sendo a higiene frequente das mãos com água e sabão ou com uso de álcool 70%, além do distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, independente do uso de máscaras.
* Atenção com objetos e superfícies tocados com frequência, procurando sempre higienizar as mãos se tocar essas superfícies
* A utilização de máscaras também faz parte dos protocolos de prevenção e já é exigida como obrigatória por diversos decretos estaduais ou municipais.
* As máscaras de tecido devem ser trocadas, no mínimo a cada três horas ou quando ficarem úmida.
* Elas devem ser lavadas diariamente em casa, passadas com ferro e armazenadas em saco plástico vedado.
* No caso das máscaras descartáveis, elas devem ser trocadas a cada duas horas e podem ser descartadas em lixo comum envolvidas em saco plástico, preferencialmente em lixeiras com pedal e tampa, com recolhimento por empresas de coleta de produtos contamináveis.
Orientações sobre o local de trabalho
* Para promover um ambiente seguro e confortável, certifique-se que o estabelecimento para o qual será realizada a entrega, possui uma área de chegada para os prestadores de serviço, com álcool em gel 70% disponível para higienização das mãos
* Evite aglomeração de pessoas no local de recebimento da mercadoria que será transportada.
* É fundamental que no estabelecimento para o qual será feita a entrega, haja um espaço separado para o repasse das encomendas aos entregadores. Esse local deve estar sempre limpo e sinalizado para organizar a ordem de chegada dos entregadores, e deve ter a distância mínima necessária (1,5 metros entre cada pessoa) enquanto estes esperam pelo item que será transportado.
* O uso de máscara deve ser exigido nos locais de recebimento de materiais/produtos por parte de toda equipe envolvida: fornecedores, estoquistas, vigilantes, frentistas, embarcadores etc.
Orientações sobre o transporte
* Mantenha a higienização contínua do meio de transporte e dos equipamentos como luvas e capacetes que serão utilizados para realizar as entregas.
* No mínimo, limpe e desinfete as superfícies normalmente tocadas no veículo no início e no final de cada turno.
* Ao limpar e desinfetar o veículo/motocicleta/bicicleta, os indivíduos devem usar luvas descartáveis compatíveis com os produtos utilizados, bem como qualquer outro EPI necessário, de acordo com as instruções do fabricante do produto.
* Cuidado especial deve ser dado a higienização dos itens mais manuseados.
* As luvas e qualquer outro EPI descartável usado para limpar e desinfetar o veículo devem ser removidos e descartados após a limpeza.
* Evite dar carona e não aceite pessoas sem máscara durante o transporte das mercadorias.
Orientações sobre Colaboradores
* É importante que antes de ingressarem no ambiente de trabalho haja um protocolo a ser seguindo para a identificação e encaminhamento de entregadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.
* A apresentação de sintomas ou exposição ao risco por contato com pessoas infectadas deve ser imediatamente reportado ao dono do estabelecimento para o qual se realiza as entregas.
* Roupas, EPIs e máscaras não devem ser compartilhados.
* Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal com outros entregadores.
* Tenha atenção especial na utilização de sanitários e vestiários, sempre lavando bem as mãos ao final da utilização desse espaço.
* Adote procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc.
* Caso tenha que entrar em edifícios para realizar a entrega, priorize a utilização das escadas.
* Tenha sempre à mão um recipiente com álcool gel para utilização regular durante a realização do trabalho.
* Redobre a atenção e cuidados com o manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de fidelizar seu cliente, garantindo a segurança do serviço prestado.
* Caso a embalagem do pedido não esteja devidamente lacrada, entre em contato com o fornecedor.
* Se estiver utilizando o Bag para transporte das encomendas, evite colocá-lo no chão durante qualquer etapa do processo.
* Realize a higienização do Bag de transporte das encomendas periodicamente.
* Higienize a maquineta de pagamento com cartão após cada uso.
* Pagamentos em espécie exigem atenção redobrada para a higienização das mãos.
Orientação sobre Clientes
* Atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metros com os clientes.
* Quando for fazer a entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente.
* É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas de app como “por favor, deixe o pedido na porta” ou “toque o interfone e deixe na portaria”.
* Na hora do cliente realizar o pagamento, proceda com alguns cuidados como manter a distância recomendada.
* Não retire a máscara em nenhum momento da entrega.
* Cubra a maquininha de cartão com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso.
Fonte: Procon, Subcom e Sebrae MS / Foto: Subcom MS