O turismo doméstico será o propulsor da retomada do setor no Brasil no pós-pandemia. É o que aponta um levantamento realizado pela plataforma Hoteis.com. Segundo a pesquisa, mais da metade dos brasileiros planeja voltar a viajar após o fim da pandemia e 47% deles visam os atrativos nacionais como principal opção para visitar. O litoral brasileiro se destaca, e as capitais mais cobiçadas são Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%).
“Nós identificamos esta oportunidade desde o início da pandemia e estamos trabalhando para aprimorar os destinos com obras de infraestrutura, qualificação profissional e alinhamento de necessidades com o trade para melhorar ainda mais a experiência dos turistas em nossos destinos”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
O levantamento mostrou, também, que 53% dos entrevistados vão priorizar passeios com a família e 46% escolherão destinos ao ar livre para evitar aglomerações, como cachoeiras e praias. Outro dado importante, é que após a experiência de meses de confinamento, 70% dos entrevistados afirmaram que agora passaram a valorizar o hábito de viajar e desejam aumentar a frequência de viagens após o afrouxamento das restrições.
Segmentos em alta
Para a Organização Mundial do Turismo (OMT), os segmentos turísticos que estarão em alta pós-pandemia serão o turismo rural, turismo de natureza, bem-estar, ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico.
Informações do Ministério do Turismo / Foto: @visitmsoficial