Anatel disponibiliza app que compara preços de serviços de telecomunicações

A partir de agora o consumidor de telefonia, televisão por assinatura e outros serviços de telecomunicações tem disponível uma ferramenta para comparar preços e pacotes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o aplicativo Anatel Comparador. Disponível nas principais lojas de aplicações, como Play Store (Google) e iOS (Apple), o programa apresenta informações sobre quatro tipos de serviços: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.

A conexão à internet por tecnologia móvel também pode ser pesquisada por meio dos serviços de telefonia celular. O sistema parte da localidade do usuário e permite a filtragem das buscas por alternativas de pacotes por diversas categorias, como preço, capacidade da franquia, tecnologia e, no caso da TV paga, canais. O aplicativo permite a comparação de outros aspectos do serviço, como aplicativos ofertados (acesso a serviços gratuitos de redes sociais, por exemplo), obrigação de fidelização, capacidade de inclusão de dependentes.

Transparência

Na avaliação do coordenador do programa de telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Diogo Moysés, a iniciativa é positiva, pois usuários têm dificuldade em comparar as diferentes alternativas de serviços de telecomunicações. Além disso, ela reduz o tempo de procura do consumidor.

“Contudo, é preciso garantir que as ofertas apresentadas estejam de fato sendo ofertadas pelas operadoras, para que o sistema não se transforme em um problema ao invés da solução. Além disso, um passo importante a ser dado é a construção de um sistema de dados abertos, que pode ser utilizado inclusive por outros desenvolvedores, para que o consumidor possa optar por outros comparadores, dando ainda mais transparência e possibilidades de acesso às ofertas das operadoras pelos consumidores”, defende.

 

Informações e foto: Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *