Prefeito anuncia toque de recolher às 21h e abertura de restaurantes no final de semana na capital

Surpreendendo os campo-grandenses, que aguardavam medidas mais restritivas para o próximo final de semana por causa da pandemia de coronavírus, o prefeito Marquinhos Trad anuncia que restaurantes da Capital estarão autorizados a receber clientes até as 21h, a partir do próximo sábado (1º.08).

A medida foi anunciada pelo prefeito, Marquinhos Trad (PSD), na tarde desta quarta-feira (29.07). Segundo Trad, a mudança busca diminuir o número de motociclistas atendendo por delivery e também as chances de acidentes de trânsito, que são responsáveis por grande parte da ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Campo Grande.

“Os acidentes de motos aumentaram 58% dentro de Campo Grande. Questionaram que nós tínhamos fechado os restaurantes, ficou só o delivery, então cresceu a contratação de motociclistas”, ressalta Marquinhos.

O anúncio foi feito durante live em seu perfil oficial no Facebook. A abertura dos restaurantes se justificaria como alternativa para que a demanda de pedidos por delivery diminua.  Segundo o prefeito, os riscos de acidentes também devem diminuir, assim como a necessidade de uso de leitos de UTI por parte de pacientes de politraumas e então mais leitos estariam disponíveis para atender pacientes covid-19.

“Os restaurantes vão estar autorizados a funcionar para ver se, com o funcionamento , a gente diminui um pouco o serviço de delivery e, ao invés de pedir em casa, as pessoas vão até o restaurante”, explica Marquinhos. A medida está entre as mudanças que devem ocorrer a partir deste fim de semana, após dois sábados e dois domingos de “semi” lockdown. Em contrapartida, Marquinhos garantiu que outras medidas de segurança devem ser adotadas, como por exemplo, o reforço na fiscalização de trânsito por meio blitz.

“A blitz é necessária porque o número de pessoas pilotando motos sem ter CNH é assustador. Quando abordamos, na maioria das vezes, eles falam que é o ‘bico’ e que foi a única maneira que encontrou para sustentar a família. Tem pessoas que pegam a moto da cunhada, do vizinho e estão fazendo esses bicos de delivery sem CNH. Essas pessoas, por não terem  intimidade com a moto, passam a ter alto índice de queda e ir parar no leito de UTI”, ressalta Marquinhos.

Na próxima sexta-feira (31.07) deve ser publicado o decreto com as mudanças previstas para o próximo fim de semana.

 

Da Redação / Foto: reprodução 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *