Capital tem flexibilizações no final de semana e novos horários de funcionamento do comércio

Campo Grande (MS) – O prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (30.07),  flexibilizações e o comércio terá horário de funcionamento ampliado para a capital. O lockdown de fim de semana não será prorrogado. Todas as atividades econômicas serão liberadas para funcionar aos sábados. 

Na presença dos diretores da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o chefe do Executivo municipal anunciou que novas medidas, com validade de 1º a 16 de agosto, serão publicadas no Diário Oficial de Campo Grande ainda nesta quinta-feira (30.07).

Segundo Marquinhos, o lockdown experimentados nos últimos dois fins de semana não impediu que a população fizesse aglomerações e melhorou muito pouco a taxa de isolamento em Campo Grande, que chegou a 49% no domingo (26), mas prejudicou muito o setor empresarial. Por isso, não será repetido.

“Infelizmente, uma grande parcela brinca com a covid-19. A população não foi acolhedora [às restrições radicais de fim de semana] e algumas atividade econômicas deram sua contribuição, mas saíram prejudicadas”.

Horários

Marquinhos deu alguns detalhes do que será publicado em decreto na transmissão ao vivo do início desta tarde.  Como já havia anunciado, o período do toque de recolher será reduzido em uma hora, das 21h às 5h. Continua em vigor a partir das 20h até essa sexta-feira (31).

O comércio varejista de rua poderá ficar mais tempo de portas abertas a partir de segunda-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, poderá funcionar das 9h às 16h e terá de fechar aos domingos, até no dia 9, Dia dos Pais. Já os shoppings poderão funcionar de segunda a sexta, das 11h às 20h. 

Academias poderão abrir durante a semana das 5h às 21h e aos sábados, das 5h às 16h. Salões de beleza também poderão funcionar das 5h às 21h de segunda a sexta e das 9h às 18h aos sábados.

Restaurantes, supermercados e similares estão liberados para abrir qualquer dia, inclusive aos domingos, fora do horário do toque de recolher, ou seja, das 5h às 21h.

Serviços essenciais e deliveries estão autorizados a operar 24 horas por dia.

Associações

Os diretores da CDL e ACICG foram à live para dar apoio à decisão do prefeito. “Importante ressaltar que tudo que vinha sido elaborado e discutido é feito por uma discussão ampla, procurando salvar vidas e garantir sobrevivência econômica da nossa cidade. Pedimos para que nossos associados continuem seguindo protocolos de segurança, para proteger o trabalhador e de que frequenta o comércio”, disse Adelaido Vila, da CDL.

Roberto Oshiro reforçou o coro. “Os protocolos de biossegurança adotados em Campo Grande são modelos para outras cidades do País. O que precisa é que eles sejam cumpridos. O que vai fazer a curva de contágio se comportar de maneira tranquila, é a população faça a sua parte, mude seus hábitos de comportamento, obedecendo as diretrizes e regras”. 

 

Com informações do Campo Grande News / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *