É possível se Contaminar com Covid-19 pelos olhos, mas uso de óculos é secundário

Sabemos que o coronavírus pode entrar no corpo através do nariz e da boca – daí as constantes recomendações dos médicos para o uso de máscaras e protetores faciais, além de fazer distanciamento social.

Mas e os olhos? Devemos usar óculos ou proteção sobre os olhos também?

Certamente é possível que uma pessoa possa adquirir o coronavírus pelos olhos, de acordo com o médico Thomas Steinemann, porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia.

Há sim “evidências surgindo” de que as pessoas estão pegando o vírus de gotículas flutuando no ar, como confirmou a Organização Mundial da Saúde no início deste mês. Uma das maneiras pelas quais essas gotículas podem entrar no seu corpo é através dos olhos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças também apontaram que é possível se infectar tocando em uma superfície contaminada e depois nos olhos.

“Sim, o coronavírus está no ar”, disse Steinemann à CNN. “Pode pousar no olho? Claro.”

No entanto, para Steinemann, contrair o vírus pelos olhos é certamente menos provável do que pelo nariz ou pela boca, ou simplesmente ao inspirar o ar contaminado.

O médico explicou que, se um número significativo de pessoas fosse infectado pelos olhos, os médicos atenderiam mais pacientes da Covid-19 com conjuntivite.

Pense também no caminho que o vírus teria que seguir para infectá-lo: precisaria atingir a superfície dos olhos e dali ser levado ao nariz através das lágrimas. Do nariz, viajaria para a boca ou garganta, e só então para as vias aéreas e para os pulmões.

“É uma rota bem tortuosa”, opinou o oftalmologista. “Mas quero enfatizar que é certamente plausível.”

É preciso ou não usar óculos?

Resta a dúvida: é preciso adicionar óculos ou protetores faciais ao seu guarda-roupa de coronavírus?

Houve um grande interesse em torno dessa questão desde que o doutor Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, foi questionado em uma recente entrevista para a ABC News.

Aqui está o que Fauci disse: “Se você realmente quer uma proteção perfeita de suas superfícies mucosas… há mucosa no nariz, mucosa na boca, mas também há mucosa nos olhos. Teoricamente, você deve proteger todas as superfícies mucosas. Portanto, se você tem óculos ou um protetor ocular, deve usá-lo. Não é universalmente recomendado. Mas se você quer a proteção completa, provavelmente deve usá-lo, se puder.”

Algumas pessoas entenderam que Fauci estava exortando todos a usarem coberturas para os olhos. Outros disseram, com ironia, que talvez o traje espacial seja a próxima recomendação. No entanto, durante o programa especial de debates sobre coronavírus da CNN na quinta-feira (30), Fauci sugeriu que seus comentários sobre a cobertura ocular foram exagerados.

“Eu estava conversando com um grupo de professores como se fosse uma conversa ao redor da fogueira e um dos professores perguntou: ‘O vírus pode entrar pelo olho?’ Alguns desses professores viram pessoas na televisão [usando] e acharam que deviam usar óculos de proteção também”, contou.

“E minha resposta foi: ‘Bem, certamente, se você tem um protetor ocular e gostaria de usá-lo, isso poderia ajudar porque o vírus poderia entrar pelo olho’. Isso não é uma recomendação de que todo mundo deveria estar usar óculos de proteção”, afirmou.

Steinemann, da Associação Americana de Oftalmologia, disse que a cobertura sobre os olhos é uma atitude inteligente para pessoas que não podem fazer distanciamento social de forma confiável ou para aquelas que precisam estar em áreas onde o ar pode estar contaminado, talvez porque sejam profissionais de saúde ou cuidadores de pessoas doentes.

Mas para uma pessoa comum que trabalha em casa ou não entra em contato próximo com outras pessoas fora de casa, usar uma máscara facial e manter uma distância segura das outras pessoas provavelmente é suficiente.

“Sou menos veemente em minha recomendação para pessoas que basicamente tomam boas precauções. Pessoas que estão em casa, só saem para ir ao supermercado ou abastecem seu carro, ou coisas assim”, opinou.

Isso ocorre porque nossos olhos já têm uma boa proteção embutida, como nossas pálpebras e o reflexo de piscar.

Conclusão: Você deve usar algum tipo de proteção nos olhos se estiver em situações de alto risco em que provavelmente entrará em contato com o coronavírus. E, se você quiser apenas se sentir mais seguro, óculos ou protetor facial criam uma camada extra de proteção. Mas, para as pessoas comuns, usar máscara e fazer distanciamento social deve ser suficiente. Informações: CNN Brasil / Foto: Greg Baker/AFP/Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *