Bonito adota barreiras sanitárias educativas a partir desta terça até dia 31 de agosto

Bonito (MS) – Bonito volta a instalar barreiras sanitárias nas duas entradas da cidade a partir desta terça-feira (11.08) até o dia 31 deste mês. Diferente dos procedimentos adotados em maio, desta vez as medidas para conter a pandemia de coronavírus que causam a doença Covid-19 não são restritivas, mas educativas.

As barreiras sanitárias voltam a ser instaladas nos acessos por Jardim (rodovia MS-382) e por Bodoquena, (rodovia MS-178). Entram em operação na tarde desta terça-feira, e a partir de amanhã (12) irão funcionar das 7h às 17h, conforme nota divulgada pela Prefeitura de Bonito após reunião da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul.

Turismo

Sob protocolos sanitários e de biossegurança, Bonito retomou as atividades em seus atrativos turísticos no dia 01 de julho, depois de quase quatro meses de paralisação, e a volta do turista, como já era esperada, tem sido lenta. Até por isso, há a expectativa de que o caráter educativa das barreiras, sobre procedimentos para evitar a propagação do coronavírus, seja um complemento importante no desafio de resgatar a confiança dos viajantes.

As duas barreiras serão comandadas por forças policiais (Militar, Civil, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária) com o apoio de servidores da prefeitura. Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que a transmissão do vírus em Bonito tem origem municipal, ou seja, não há informação de contato direto com turistas.

“O aumento dos casos e a volta do turismo geraram preocupações adicionais, mas isso se deve à negligência dos moradores, nada ver com turistas”, comentou Allan Velcic, da Rota Aventura, operadora especializada em passeios de bike na área rural de Bonito.

Até às 16h desta segunda-feira, 10, Bonito havia registrado 152 casos confirmados de coronavírus (119 já recuperados) e nenhuma morte relacionada à pandemia. “O município ampliou a testagem e por isso registrou um leve aumento no número de casos confirmados, mas isso necessariamente não significa uma aceleração na curva de contágio”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Maria de Oliveira.

Principal destino de turismo de natureza de Mato Grosso do Sul, um dos mais procurados do Brasil e conhecido mundialmente, Bonito tem muitos dos seus atrativos turísticos funcionando desde o início de julho. Em todos os lugares, inclusive nos passeios ao ar livre, o uso de máscara é obrigatório. Veja abaixo a lista do que funciona e o que não funciona no município pós-retomada do turismo:

Estão abertos:
– Agências de turismo e locadoras de veículos em horário comercial
– Restaurantes com restrição de capacidade até 22h
– Hotéis e Pousadas com utilização dos protocolos de biossegurança

Grutas:
– Gruta São Mateus
– Gruta São Miguel

Quadricíclos:
– Rota Zagaia
– Trilha Boiadeira
– Serra da Bodoquena

Flutuações:
– Nascente Azul,
– Rio Sucuri,
– Barra do Sucuri,
– Aquário Natural
– Rio da Prata.

Trilhas e Cachoeiras:
– Cachoeiras Serra da Bodoquena

Da Redação, com informações de Paulo Nonato / Foto: Pref. de Bonito

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *