Infectologista diz que máscara é indispensável para evitar uma reinfecção.

O infectologista e coordenador do ambulatório de doenças infecciosas do Hospital das Clínicas, Max Igor Banks, falou à CNN sobre a possibilidade de reinfecção por Covid-19.

O assunto veio à tona quando cientistas de Hong Kong disseram, nesta segunda-feira (24), que um homem de 33 anos que se recuperou de Covid-19 foi infectado novamente após quatro meses e meio.

Trata-se do primeiro caso confirmado de reinfecção pela doença em seres humanos.

Para Banks, não há motivo para pânico. Segundo ele, no ambulatório em que trabalha há sete pacientes com possíveis reinfecções.

“Não é tão simples do ponto de vista médico dizer que foram duas infeções separadas”, falou. “É preciso ter sintomas na primeira e na segunda infecções e, no momento do meio [intervalo entre as duas], o paciente precisa ficar bem”, explicou.

Segundo ele, o período entre as situações tem que ser mais prolongado. Ou seja, espera-se que haja mais ou menos um espaço de um mês e meio.

Para quem já teve Covid-19

De acordo com o infectologista, todos os indivíduos que já foram diagnosticados com o novo coronavírus devem continuar utilizando máscara e mantendo o distanciamento social para prevenir possíveis novas infecções.

Para ele, com relação à transmissão da doença, não dá para ter tranquilidade e é “muito improvável” que a pessoa desenvolva um quadro grave numa segunda infecção.

Segundo Banks, todos os casos de reinfecções até agora são “relativamente leves”.

Às vezes, são leves no primeiro diagnóstico, e um pouco mais fortes no segundo, e vice-versa. Mas não são graves.

Ele lembrou que o paciente de Hong Kong apresentou sintomas clássicos da Covid-19 na primeira vez que foi infectado, e na segunda, não.     Informações: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *