Criada pelo governo federal para criar mais uma oportunidade de consumo em um período normalmente morno em vendas, a segunda edição da Semana Brasil começa nesta quinta-feira (3.09) com descontos de até 70% nas maiores varejistas do país. As promoções vão até o dia 13 de setembro.
Alguns sites começaram a fazer campanhas, mas bem mais tímidas do que vistas durante a Black Friday. O Magazine Luiza promete que alguns produtos terão até 70% de desconto.
Já o Extra, com o voucher BRASIL, dará descontos de 40%. O Ponto Frio e a Casas Bahia dará 70% de desconto e pagamentos de até 30 vezes sem juros. As três marcas pertencem à Via Varejo.
É a segunda edição do evento, que tenta deslanchar e tirar o peso da Black Friday, realizada em novembro, no varejo.
Pela proximidade das festas de fim de ano, o evento importado dos Estados Unidos acaba impactando datas economicamente muito importantes para o varejo. Afinal, se posso pagar bem mais barato pelos presentes de Natal, por que não antecipar?
A primeira edição, no entanto, não foi o suficiente para tirar o protagonismo da Black Friday. Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, a Semana do Brasil de 2019 teve um aumento de 41% nas vendas.
Porém, ainda está longe do consumo visto na Black Friday. Somente em 2019, de acordo com a Nielsen, o varejo brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões em 2019. Tudo isso em dois dias. O aumento foi de 23,6% em comparação de um ano para o outro.
Em um momento em que o consumo está tão em baixa por causa da pandemia da Covid-19 (queda de 12,5% no segundo trimestre), o varejo brasileiro terá um desafio dos grandes.
Foto: Leonardo Benassatto