Projeto de Lei: família de paciente com Covid-19 pode ter direito a boletim hospitalar diário

Boletins diários com o relato da evolução das pessoas confirmadas ou com suspeita de Covid-19 poderão ser feitos pela equipe hospitalar aos familiares dos pacientes. Essa rotina de comunicação está prevista no Projeto de Lei 93/2020, de autoria do deputado Neno Razuk (PTB), aprovado em primeira discussão, por unanimidade, na manhã de quinta-feira (3.09).

Conforme a proposta, os hospitais públicos, privados ou de campanha, ao receberem pacientes que sejam internados, sob suspeita ou confirmação do novo coronavírus, poderão preencher, no momento da entrada na unidade de saúde, formulário que contenha o contato telefônico e nome de ao menos um familiar ou pessoa próxima para que receba informações sobre o estado de saúde do paciente.Tal procedimento levará em conta a estrutura de cada estabelecimento.

O deputado Neno recomenda, na proposta, que as informações sejam repassadas independentemente do meio utilizado, garantindo ao responsável pelo paciente o acesso à informação. “Tão importante quanto cumprir o isolamento social e demais orientações de proteção e combate, é necessário garantir aos familiares informações sobre o estado de saúde dos seus entes que se encontram internados. Contudo, em tempos de pandemia, não é prudente expor os familiares aos ambientes hospitalares. Por isso, é imprescindível apontarmos ferramentas que possam ser usadas para garantir o acesso às informações. O nosso projeto tem o objetivo de garantir esse direito”, afirmou o parlamentar.

Ações de enfretamento

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) tem centrado esforços no combate à disseminação da Covid-19. Diversas ações estão sendo realizadas para reduzir os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus nos vários setores da sociedade. Saiba mais aqui.

 

Foto: ALMS/Wagner Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *