Caminhoneiro é autuado e detido com 3 toneladas de nitrato de amônio transportadas ilegalmente em Dourados

Policiais Militares Ambientais de Dourados foram acionados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto da Br 163 no município e autuaram administrativamente (multa ambiental) na segunda-feira (14.09) um caminhoneiro responsável por uma carga de produto perigoso transportado ilegalmente.

O infrator (60), residente em Pato Branco (PR), foi detido pela PRF com um caminhão tractor com carreta bitrem acoplada transportando adubo e, em meio a carga, os Policiais encontraram três bolsas grandes cada uma com 1.000 kg de nitrato de amônio, substância perigosa, que era transportada sem autorização ambiental.

A carga ilegal saiu de Sete Quedas e seguia para o estado de Rondônia. A PMA efetuou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 50.000,00 contra o infrator. O Imasul efetuará o julgamento da multa, depois da defesa do autuado.

A PRF conduziu o infrator à Polícia Federal e ele também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 que diz: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.  A pena é de um a quatro anos de reclusão, só pelo crime ambiental.

 

Foto: PRF Dourados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *