MS espera chegada gradativa da chuva, mas quarta-feira ainda é de calor e tempo seco

O ar quente e seco sentido pela população nos últimos dias deve se repetir nesta quarta-feira (16.09). A boa notícia é que essas condições preparam Mato Grosso do Sul para a chegada da chuva que deve acontecer gradativamente a partir de quinta (17) na área sul do Estado.

As condições para hoje são de céu claro a parcialmente nublado em grande parte do Estado. Na região sul o tempo será de parcialmente nublado a nublado, e nevoeiro ao amanhecer para a região sudoeste.

A baixa umidade relativa do ar registrada ao longo da semana se repete nesta quarta e os índices variam entre 70% a 10%, considerado estado de emergência a saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com exceção do setor sul, o dia já começa com ar seco na maior parte do Estado.

As temperaturas seguem elevadas, e a estimativa para esta quarta-feira é de uma grande amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e a máxima. A variação será entre 15°C a 40°C. Confira as temperaturas estimadas para a Capital e algumas cidades do Estado:

  • Campo Grande: 22°C a 38°C
  • Dourados: 21°C a 38°C
  • Três Lagoas: 23°C a 39°C
  • Corumbá: 20°C a 40°C

Chuva à vista

Há dias Mato Grosso do Sul sofre os impactos de incêndios florestais de grandes proporções. A boa notícia é que às vésperas da chegada da primavera pode chover em algumas regiões do Estado.

Segundo o Climatempo há expectativa de um pouco de chuva para o fim desta semana. Embora os acumulados sejam baixos e insuficientes para apagar o fogo, o volume deve ajudar a diminuir o calorão e a fumaça.

As temperaturas seguem elevadas e o ar muito seco até esta quarta (16), mas mudanças devem ocorrer a partir de amanhã (17) com pancadas de chuva na região sul do Estado, em cidades da fronteira com o Paraguai.

As instabilidades devem se intensificar mesmo a partir de sábado (19) e se expandir para diversas regiões do Estado. O setor norte do Estado é a área com menor chance de chuva no período mencionado. Para a próxima semana há expectativa de chuva em mais áreas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) manteve o aviso de onda de calor até domingo (20), ou seja, as temperaturas máximas seguirão bastante elevadas nas regiões onde não chove.

 

Foto: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *