Corpo de Bombeiros salvam vida de recém-nascido vítima de engasgamento em Naviraí

Na última quinta-feira (17.09), militares do 6º Subgrupamento de Bombeiros em Naviraí foram acionados para atendimento de uma ocorrência de parada respiratória de um recém-nascido de apenas 10 dias.

Era início da tarde quando o 1º Sargento Camargo atendeu ao telefone de emergência 193 e ouviu do outro lado da linha, a voz desesperada de uma tia, que passou a relatar que seu sobrinho de apenas 10 dias estava com dificuldade para respirar.

Imediatamente o atendente pegou o endereço e despachou a Unidade de Resgate para atendimento, porém, às vezes, o limite entre a vida e a morte é fração de segundos e, sabendo disso, o experiente Sargento Camargo, por telefone, pediu calma aos familiares e orientou que iniciassem a tentativa de desobstrução das vias aéreas. Tão logo a família iniciou a tentativa de desobstrução a equipe composta pelos militares: Sargento L. Santos, Cabo Jefferson e Sd Lemes chegou à residência e realizou a técnica conhecida como “tapotagem”, salvando a vida do pequeno J.G.S.B e deixando todos emocionados. Após o alívio o recém-nascido foi encaminhado até a unidade hospitalar para acompanhamento médico.

Técnica a tapotagem

A manobra orientada pelo 1º Sargento Camargo e realizada pela guarnição de serviço é conhecida como tapotagem (tapinhas nas costas), que é realizada com o recém-nascido deitado de bruços sobre um dos antebraços, com a cabeça em nível inferior ao corpo, batendo com a outra mão na forma de concha, com força moderada entre as escápulas.

Pode haver necessidade, ainda, de realizar um outro procedimento, virando o bebê de frente, também no antebraço, e com dois dedos, indicador e médio, fazer cinco compressões no meio do tórax, alternando os procedimentos até a desobstrução ou a chegada da equipe de salvamento. O objetivo é que o bebê expulse o “corpo estranho” que está causando a obstrução e volte a respirar normalmente.

O Corpo de Bombeiros Militar em Naviraí pede atenção redobrada aos pais ou responsáveis e explica que a maioria dos casos de obstrução de vias aéreas em bebês e crianças ocorre durante a alimentação ou quando estão brincando. Em caso de emergência, ligue 193.

 

Foto: CBMMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *