Calor extremo: cidades do interior quebram recorde de temperatura do estado de 1962, segundo INMET

MS registrou essa semana calor de 44,1°C, a maior temperatura registrada em Mato Grosso do Sul havia sido há 38 anos em Corumbá, região do Pantanal, com 43,8 °C

Água Clara e Coxim, duas pequenas cidades do interior do estado quebraram um recorde histórico nesta quarta-feira (30), em Mato Grosso do Sul, ao registrarem 44,1°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), essa é temperatura mais alta registrada no estado há 38 anos. A maior havia sido em Corumbá, na região do Pantanal, em 1962, com 43,8 °C.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, a temperatura em Água Clara nesta quinta-feira (1), foi ainda maior com 44,4ºC. No dia anterior, Campo Grande já havia registrado recorde de calor para o mês de setembro de 40,8ºC.

O INMET prevê que as temperaturas continuem superando a marca dos 44ºC em Mato Grosso do Sul nos próximos dias . O meteorologista afirma ainda que o forte calor é resultado de uma combinação de fatores: as queimadas no Pantanal, o fenômeno La Niña e uma massa de ar que está instalada no centro do país.

“Essa massa está instalada há vários dias, parece um bolo e vai crescendo e aumentando a medida que a temperatura aumenta, enquanto não vir uma massa de dar frio, ela não vai embora e a tendência para os próximos dias é piorar”, explicou.
O tempo seco e quente no estado vem desde o começo de agosto. A última chuva foi registrada em Campo Grande ocorreu no dia 20 de setembro, mas só foram 2 milímetros, considerado um número insignificante .

 

Foto: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *