A partir desta quarta, prefeitura de Campo Grande e São Julião vão realizar 1,2 mil cirurgias de hérnia e vesícula

Centenas de pessoas que aguardam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) por cirurgias de hérnia ou colecistectomia (vesícula) começam a ser beneficiadas a partir desta quarta-feira (14.10). A expectativa é de que sejam realizadas até 100 cirurgias por mês.

O convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e o Ministério da Saúde, que busca reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas na Capital, foi assinado em fevereiro, mas devido à pandemia do Novo Coronavírus não pode ser efetivado, como o esperado.

Agora, ele começa a valer efetivamente e os procedimentos já serão realizados no Hospital São Julião, conforme o previsto. O acordo, fruto de emenda parlamentar do senador Nelsinho Trad (PSD), vai destinar R$ 2,3 milhões para a realização dos procedimentos. Foram pactudas 100 cirurgias por mês e a expectativa é que 1,2 mil pacientes passem pelos procedimentos no prazo de um ano.

“Temos diversos pacientes que ficam há muito tempo na fila de espera. O nosso objetivo é zerar essa fila e assim diminuir o sofrimento dessas pessoas que há tanto tempo aguardam pelas cirurgias”, informa o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

As cirurgias serão marcadas através do sistema de regulação da prefeitura, onde o paciente passará previamente por consulta com um médico especialista, que irá avaliar a necessidade do procedimento cirúrgico.

O Hospital São Julião está localizado na Rua Lino Villacha, 1250, Nova Lima. Mais informações no (67) 3358-1500 ou (67) 3314-9955.

 

Foto: Hospital São Julião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *