Bilionários podem escapar de desastres globais em bunkers luxuosos

Um abrigo subterrâneo com piscinas cobertas, cinemas e academias pode ser o local ideal para esperar o fim do isolamento social. Mas quando ouvimos o termo bunker imaginamos um cubículo de concreto escuro e abafado. Esse não é o caso destes abrigos, mas é preciso ter muito dinheiro.

Os bunkers vêm com piscinas e academias para manter a forma (Foto: Divulgação/ Vivos)
Os bunkers vêm com piscinas e academias para manter a forma (Foto: Divulgação / Vivos)
Salvar

Várias empresas ao redor do mundo estão atendendo a uma demanda crescente por estruturas que protegem contra qualquer risco, seja uma pandemia global, um asteróide ou a Terceira Guerra Mundial – ao mesmo tempo que oferecem amenidades luxuosas.

Escondido sob uma paisagem verde em Rothenstein, Alemanha, o complexo Vivos Europa One, de 76 acres (307 mil m², aproximadamente), foi usado pelos soviéticos durante a Guerra Fria como uma fortaleza para equipamentos militares e munições. O bunker foi transformado em um complexo de vários milhões de euros, com acomodações privativas de até 500 m², totalmente mobiliadas para as famílias sobreviverem a qualquer desastre.

Os apartamentos são vendidos por cerca de dois milhões de euros (Foto: Divulgação/ Vivos)
Os apartamentos são vendidos por cerca de dois milhões de euros (Foto: Divulgação / Vivos)
Salvar

Os proprietários têm acesso as suas instalações a qualquer momento, seja por um desastre iminente ou apenas se quiserem ficar longe de tudo. O complexo dispõe de piscina, mercado, cinema, bar e biblioteca. A câmara subterrânea do empreendimento é composta por 34 residências, com apartamentos vendidos por cerca de € 2 milhões. Ela pode ser acessada ou evacuada por meio de 4 km de túneis. O condomínio estabelece as regras para a comunidade e, durante uma emergência, os proprietários seriam obrigados a trabalhar 4 horas por dia.

As comodidades incluem piscina e jardim subterrâneo com luz natural simulada (Foto: Divulgação/ The Oppidum)
As comodidades incluem piscina e jardim subterrâneo com luz natural simulada (Foto: Divulgação / The Oppidum)
Salvar

Se você preferir passar o final dos dias sozinho, ou apenas com a família e amigos selecionados, vai apostar no The Oppidum na República Tcheca, que foi classificado como “o maior bunker bilionário do mundo”.

O Oppidum, na República Tcheca foi considerado o maior bunker bilionário do mundo (Foto: Divulgação/ The Oppidum)
O Oppidum, na República Tcheca foi considerado o maior bunker bilionário do mundo (Foto: Divulgação / The Oppidum)
Salvar

A instalação ultrassecreta, que já foi um projeto conjunto entre a antiga União Soviética e a Tchecoslováquia, foi construída ao longo de 10 anos, começando em 1984. O local agora inclui uma propriedade acima do solo e uma área subterrânea de 7.000 m². O projeto final é construído de acordo com as especificações do proprietário, mas as plantas iniciais incluem um jardim subterrâneo, piscina, spa, cinema e adega.

A adega é considerada um dos muitos itens essenciais para enfrentar um desastre (Foto: Divulgação/ The Oppidum)
A adega é considerada um dos muitos itens essenciais para enfrentar um desastre (Foto: Divulgação/ The Oppidum)
Fonte: Revista Casa e Jardim/ Globo.com / Por Fernando Drumond /Foto capa: O Vivos Europa One visto por fora (Foto: Divulgação / Vivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *