PMA de Aquidauana prende e autua pescador profissional em R$ 10 mil

Campo Grande (MS) – Durante patrulhamento hoje (27) às margens do rio Aquidauana nas proximidades da região conhecida como Ilha do Pescador, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana surpreenderam em uma residência dois pescadores beneficiando pescado fresco, que apresentavam sinais de captura por petrecho de malha (rede). Em vistoria em um freezer na varanda da residência foram encontrados também vários exemplares de pescado das espécies jaú, pintado e pacu frescos e inteiros, além de 6,5 kg de pescado fresco da espécie cachara que estava sendo beneficiado em postas.

No freezer também havia dois exemplares de peixes da espécie dourado, que está com pesca proibida pela Lei Estadual nº 5.321, de 10 de janeiro de 2019. Como os peixes apresentavam-se com sinais de captura por petrecho proibido do tipo rede, os Policiais vistoriaram o local e encontraram em um quarto aos fundos da residência, duas redes de pesca, medindo 100 metros e uma tarrafa, petrecho este também proibido para a pesca. Os petrechos e 50 kg de pescado foram apreendidos.

Os infratores, um pescador profissional (43), conhecido como “Pivete” e um autônomo (38) conhecido como “Nico”, residentes em Aquidauana, receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil daquela cidade, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória, com pena prevista de um a três anos de detenção. Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 4.980,00 cada um. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.                        Informações: Policia Militar MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *