Transformação digital que já é realidade em Campo Grande

A transformação digital é uma tendência mundial, que foi ainda mais alavancada em tempo de pademia. Os governos que não se adaptarem terão dificuldades em prestar os serviços públicos de forma rápida e eficaz.

Em Campo Grande, a Prefeitura Municipal já vinha se preparando e transformando serviços físicos em digitais, é o caso dos aplicativos “Fala Campo Grande” e “Conecta Campo Grande”. Se antes o cidadão tinha que ir até a Central de Atendimento ou alguma unidade administrativa para emitir a segunda via do IPTU, um alvará, certidão ou protocolar um pedido para execução de determinado serviço, hoje a realidade é outra. Através dos dois aplicativos mais de cinquenta serviços foram transformados em digitais.

Os servidores públicos também tiveram suas solicitações atendidas e hoje várias certidões e documentos podem ser solicitados e acessados através da internet. O novo portal do servidor e o Diogrande digital ajudaram a otimizar a prestação e a oferta dos serviços e da informação. Campo Grande já atende a Lei de Acesso à Informação e oferece a Carta de Serviços ao Usuário, uma das primeiras capitais a oferecê-la em plataforma online.

A transformação digital também é realidade nos sistemas de matrícula da rede municipal de ensino e no passe do estudante, medidas que trouxeram economia com o fim da impressão de documentos e dignidade aos pais que enfrentavam filas que começavam pela madrugada. O problema das filas também acabou no Centro de Controle de Zoonoses, o sistema de agendamento hoje pode ser realizado pelo computador ou celular.

A gestão também focou em transparência, modernizando e tornando atrativos seus portais e serviços que oferecem informações de interesse público. Na pandemia, a Prefeitura criou um portal exclusivo para tornar transparentes todos os gastos relacionados ao coronavírus. Tudo isso foi possível, pois desde 2019 todo processo de compras públicas se tornou digital, medida que ampliou a concorrência e acelerou os processos de licitação. Nas obras civis, o Portal Mais Obras inovou e foi premiado nacionalmente por apresentar de forma rápida e fácil através de qr-codes as informações relacionadas a cada obra pública.

Em 2018 a agência de tecnologia da capital foi premiada pelo desenvolvimento do aplicativo Todos no Ônibus, ferramenta que facilitou o embarque especial de pessoas cegas ou que tenham baixa visão. Falando em acessibilidade, todos os sites da Prefeitura foram adaptados e hoje são acessíveis através de ferramentas modernas de leitura de texto e linguagem de libras.

Em outras áreas podemos destacar a tecnologia sendo aplicada no trânsito com a onda verde em várias vias, o videomonitoramento em cem pontos pela cidade e outras mais de sessenta localidades onde a internet pública grátis é oferecida. Um novo datacenter municipal agora garante a segurança dos dados públicos e oferece maior desempenho aos sistemas que atendem todas as áreas.

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *