Bonito não está em lockdown e medidas restritivas são apenas de prevenção

Após o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MP-MS) querer medidas mais restritivas de biossegurança contra a proliferação da Covid-19 em Bonito, uma série de notícias falsas se espalhou, inclusive alegando que a cidade teria entrado em lockdown.

As fake news rapidamente se alastram e teve até uma grande repercussão nacional. Uma dessas falsas notícias chegou a afirmar que as eleições 2020 teriam sido cancelas devido ao aumento dos números de casos de covid-19, o que não é verdade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até domingo (15.11) dos 643 casos confirmados, 612 já estão curados. Ou seja, de todas as pessoas que já foram infectadas, apenas 31 ainda continuam com o vírus, mas se encontram realizando o isolamento domiciliar.

As medidas restritivas pedidas pelo Ministério Público são apenas uma forma de prevenção para que não aumente os casos em Bonito, cidade conhecida mundialmente como a Capital do Ecoturismo.

O IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito) é um grande parceiro do turismo da cidade. O presidente Guilherme Poli, destaca que o setor tem trabalhado duro e sempre busca alternativas para manter a segurança de todos. Antes da reabertura do turismo, para tentar barrar a pandemia, pelo menos sete protocolos de biossegurança foram implantados na cidade.  Todas as regras estabelecidas nos documentos estão sendo rigidamente cumpridas pelos empresários do município.

Nos passeios o uso de máscara é obrigatório e a quantidade de visitantes foi extremamente reduzida. Todos os equipamentos usados nas atividades são devidamente higienizados e álcool em gel é disponibilizado em vários pontos dos atrativos.

Os hotéis, restaurantes e os bares também estão trabalhando para conseguir cumprir as regras estabelecidas. Além do uso de máscara obrigatório e placas de sinalização, toda hotelaria reduziu em até 50% o número de hóspedes. O mesmo aconteceu e segue acontecendo nos bares e restaurantes que também diminuiu drasticamente o número de clientes para evitar aglomerações.

Nota da Prefeitura de Bonito

O Município de Bonito esclarece que ainda não foi citado na Ação Civil Pública, ajuizada pelo MPMS e aguarda decisão do juízo, haja visto que o pedido liminar proposto pelo MP sequer foi apreciado pela Magistrada.

De qualquer forma, o Município já tomou conhecimento do teor da ação, por meio de conteúdos divulgados pela imprensa, e acredita, com todo respeito, que seja uma medida precipitada, haja vista que de acordo com o Boletim Epidemiológico do Covid-19, publicado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o contágio está controlado.

Conforme a ultima atualização, de quinta-feira (12.11), Bonito tem apenas 14 casos ativos, sendo todos em isolamento domiciliar.

Reforçamos ainda, que até a presente data não nos foi apresentado nenhum estudo técnico de que a retomada do turismo contribuiu para a proliferação do coronavírus. Até mesmo o caso de contaminação dos Policiais, citado no processo, não foi comprovado como ligado diretamente ao serviço dos mesmos durante os feriados, como já divulgado pela imprensa.

A Prefeitura de Bonito foi criteriosa ao fechar o município, ainda em março, suspendendo todas as atividades turísticas e mantendo a decisão por mais de 100 dias. A suspensão das atividades acarretou numa série de prejuízos, tanto aos erários públicos, mas principalmente ao setor privado. Muitas empresas fecharam as portas e algumas declararam falência. Durante todo este período fechado, não tivemos, em momento algum, uma situação que fosse considerada fora do controle da Secretaria Municipal de Saúde.

A retomada foi pensada em conjunto com todos os segmentos, o que resultou na elaboração de sete Protocolos de Biossegurança, que são modelos para todo o Brasil. O Sebrae, com apoio do Sesi e Sesc, participou ativamente desse processo, ajudando os empresários na elaboração e aplicação desses protocolos. No último feriado também instalou pontos de apoio em atrativos, para orientar os visitantes sobre as medidas de segurança e recebeu uma avaliação positiva de todos quanto ao cumprimento das medidas. O Município também reforçou a fiscalização e as orientações, visando evitar aglomerações.

Portanto, o município compartilha da preocupação do MPMS com a saúde dos nossos moradores e visitantes, mas entende que tem feito seu papel e que as medidas sugeridas não condizem com a realidade epidemiológica de Bonito.

 

Informações: Bonito Informa e Bonito Net / Foto: Arquivo Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *