“Gatos”: empresas de energia alertam sobre riscos e consequências jurídicas de ligação clandestina

Você sabe quais são os riscos e consequências da prática de “gatos”, que são as ligações clandestinas que puxam a eletricidade diretamente da rede, tornando indetectável o consumo no medidor da unidade consumidora?

A alteração no medidor de energia tem o objetivo de não registrar todo o consumo de um imóvel. Mas esse consumo é dividido entre todos os clientes, prejudicando toda a população, inclusive quem nunca fez ligação clandestina.

Além do prejuízo financeiro, os gatos de energia oferecem riscos como choque elétrico, incêndios e são inimigos da qualidade no fornecimento de energia, uma vez que causam oscilações e interrupções.

Os riscos

Quando há uma ligação clandestina a rede elétrica fica sobrecarregada, podendo acarretar na queima de transformadores, oscilando o sinal de energia e até ocasionando quedas ou curto-circuitos. Com isso, os eletrodomésticos de uma residência afetada podem até parar de funcionar. Deste modo, os furtos de energia também oferecem impactos negativos para aparelhos elétricos.

Mas o risco não é apenas material. Interferir na rede elétrica sem os devidos equipamentos traz grandes chances de descargas elétricas, sendo alto o risco de choque para quem faz o gato.  Outra consequência é o superaquecimento da rede, que pode ocasionar incêndios e afetar a vizinhança.

Consequências jurídicas

De acordo com o artigo 155 do Código Penal, as ligações clandestinas são consideradas furto, com pena de até cinco anos de reclusão e multa. Já a adulteração do medidor é estelionato, crime previsto no artigo 171.

Como denunciar o furto de energia

A Energisa, empresa que faz a distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades. Mas, apesar disso, as denúncias são fundamentais para combater os furtos. Para que a qualidade da distribuição seja a melhor, é de grande importância que os clientes denunciem ligações clandestinas e fraudes nos medidores, caso tenham conhecimento de algum caso.

Qualquer pessoa pode denunciar de forma rápida, segura e sigilosa pelos canais de atendimento: 0800 722 7272, www.energisa.com.br, redes sociais (facebook, twitter), agência de atendimento, Energisa On, atendente virtual Gisa no whatsapp (67) 99980.0698.

 

Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *