Operação Effusi: Polícia Civil do MS e de SP combatem crimes cibernéticos

A polícia Civil do de Mato Grosso do Sul, através do Departamento de Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado (Dracco) e da Delegacia Especializada de Crimes Virtuais (Devir) prestam auxílio à Policial Civil de São Paulo em apoio a Operação Effusis, voltada ao combate a crimes cibernéticos. A operação se deu após documentos e fatos sigilosos relacionados à uma complexa investigação de tráfico de drogas da Delegacia de Polícia do município de Presidente Bernardes (SP) serem divulgados, inclusive em redes sociais.

Diante disso, utilizando métodos de investigação inerentes a crimes praticados no ciberespaço, contando com o ativo apoio de policiais do Dracco e da Devir da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi possível proceder a identificação e individualização do ponto de acesso em que houve a conexão à internet para download do arquivo sigiloso junto ao sistema do Tribunal de Justiça de São Paulo, tratando-se de um endereço residencial em Campo Grande.

Com as devidas autorizações judiciais, policiais civis de Presidente Bernardes juntamente com equipes policiais especializadas do Dracco e da Devir realizaram buscas na residência alvo, apreendendo equipamentos eletrônicos utilizados pelo investigado. O suspeito de ter praticado o acesso foi levado até a sede da Dracco para prestar esclarecimentos.

De acordo com o delegado Daniel Viudes, da Polícia Civil de São Paulo, um dos focos dos trabalhos é subsidiar a continuidade das investigações. “A diligência alcançou o resultado esperado, sendo que com a sequência dos trabalhos de inteligência policial, certamente novas fases da operação serão desencadeadas”, disse.

O trabalho em conjunto das Delegacias de Presidente Bernardes (SP), Dracco e Devir demonstrou resultado positivo, acelerando a resposta investigativas do procedimento apuratório, bem como proporcionou a obtenção, troca e análise de informações de maneira mais segura e eficaz.

A expressão latina “Effusis” que dá nome a operação, significa transmissão, difusão, fazendo alusão ao ilegal compartilhamento de conteúdo investigativo sigiloso em redes sociais.

 

Foto: Polícia Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *