MS tem agora delegacia virtual para ampliar combate à violência contra as mulheres

O campo Mulher MS, dentro do aplicativo MS Digital, é mais uma ferramenta de cidadania desenvolvida para auxiliar no enfrentamento à violência contra a mulher. Delegacias da Mulher, Combate a Violência, Sobre seus Direitos e Não Se Cale são as opções disponíveis no campo voltado à orientar e proteger a mulher sul-mato-grossense dentro do app.

“Diante das incertezas da pandemia, este ano também foi um marco nesse caminho, disponibilizamos o aplicativo MS Digital, que além dos serviços públicos disponibiliza delegacia virtual para denúncias anônimas de violência contra a mulher e lançamos o site Não Se Cale, com informações e orientações” ressalta o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, em vídeo para a campanha mundial dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Entre as ações voltadas ao tema, Riedel elencou que Mato Grosso do Sul foi pioneiro na implantação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e também esteve entre os primeiros a oferecer acolhimento especializado às vítimas de violência por meio da Casa da Mulher Brasileira, que dada a sua relevância se tornou referência internacional.

A implantação da Sala Lilás nas delegacias do interior para acolhimento humanizado dessas vítimas também integra a lista de iniciativas voltadas a proteção e bem-estar feminino. “Ao todo serão 20 unidades viabilizadas com recursos próprios do governo e também grupo de emendas parlamentares, reforçando a parceria com a Assembleia e a convergência de esforços nessa luta”.

Em Mato Grosso do Sul, o dia 25 de novembro foi instituído como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher, por meio da lei nº 4.784/2015, tendo como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade para o fim de todas as formas de violência de gênero contra a mulher.

Este ano a programação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, será totalmente virtual, com seminário e rodas de conversa online, postagens nas redes sociais, lives e entrevistas ao longo desta semana. Confira a programação aqui.

O aplicativo

Disponível nas lojas virtuais para versões IOS e Android, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos, ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. Para se ter uma ideia, a ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento, enquanto apps de troca de mensagens instantâneas, por exemplo, chegam a atingir 86 MB.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 80 serviços ativos e 15 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense.

 

Foto: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *